
Venâncio Aires está entre os municípios da região que vão desenvolver ações do Viva o Taquari-Antas Vivo – maior movimento voluntário em defesa do rio Taquari-Antas, que chega à 18ª edição. A programação está agendada para o dia 22, sábado. A exemplo de 2024, a ação na Capital do Chimarrão será focada no arroio Castelhano, principal afluente do rio Taquari no município, com concentração na academia ao ar livre, próximo ao ponto de captação de água, no Acesso Grão-Pará.
Durante a manhã, voluntários vão recolher lixo das margens do arroio e ao longo do Acesso Grão-Pará, além de participar de atividades educativas. Por meio do Movimento Pró-matas Ciliares do Rio Taquari, também há o propósito de realizar estaquia de espécies nativas em pontos às margens do Castelhano.
No ano passado, mais de 1,6 tonelada de lixo foi recolhida, em Venâncio Aires, durante o Viva o Taquari-Antas Vivo. Um caminhão com os resíduos ficou exposto na Travessa São Sebastião Mártir durante o fim de semana, antes de o material ser encaminhado ao aterro sanitário. A ideia é repetir a iniciativa neste ano, a fim de sensibilizar a população.
Com o impacto da enchente do arroio Castelhano, no fim de abril e em maio de 2024, a perspectiva é de que o trabalho seja ainda mais intenso neste ano e também envolva moradores e empresários da região baixa da cidade, que foram atingidos pela cheia do Castelhano. Ações voltadas a estudantes também estão previstas para ocorrer na véspera do Viva o Taquari-Vivo, na sexta-feira, 21.

Na última quarta-feira, 5, foi realizada primeira reunião sobre o evento, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que tem encabeçado a ação em Venâncio, junto com o Conselho de Meio Ambiente e outras entidades. No entanto, o movimento é voluntário e qualquer pessoa da comunidade, entidade ou empresa pode participar. Interessados podem contatar a Semma.
LEIA MAIS