Viva o Taquari-Antas Vivo ocorre a partir das 7h30min, com concentração na academia ao ar livro no Acesso Grão-Pará. Comunidade é convidada a participar da ação de recolhimento de resíduos e ações de educação ambiental
Venâncio Aires é um dos municípios da região que realizam na manhã deste sábado, 22, ações do Viva o Taquari-Antas Vivo, voltado à preservação do rio Taquari-Antas. A programação na Capital do Chimarrão ocorre junto ao arroio Castelhano, com concentração na academia ao ar livre, no Acesso Grão-Pará.
Entre as 7h30min e as 11h30min, voluntários vão realizar coleta de resíduos às margens do arroio, em sangas próximas e ao longo do caminhódromo, além de participarem de atividades de educação ambiental. Quase 40 entidades, incluindo empresas, associações e clubes de serviço, confirmaram apoio à iniciativa, que marca o Dia Mundial da Água.
O objetivo do evento é contribuir para a recuperação do meio ambiente e da região, que sofreu com os impactos das enchentes. Conforme a fiscal da Secretaria do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal e integrante da comissão organizadora, Priscila Mohr, o Viva o Taquari-Antas Vivo representa a força e a união da comunidade em prol dos recursos hídricos, em especial do arroio Castelhano, que é a principal fonte de água do município e afluente do rio Taquari.
“Além do recolhimento de resíduos, a ação representa um grande movimento voluntário que objetiva chamar a atenção para a importância da preservação do meio ambiente, por meio de atividades educativas de conscientização ambiental”, destaca Priscila.
A programação inclui oficina de semeadura de espécies nativas e o plantio de sarandi (árvore indicada para margens do arroio), por meio de estaquias. “Outra atividade que será voltada a crianças, estudantes e demais interessados será uma trilha explicativa, na qual vamos falar sobre a importância da mata ciliar e as espécies que se encontram naquele local, indicadas para aquele ambiente”, comenta a bióloga Patrícia Renz, voluntária e integrante do Movimento Pró-Matas Ciliares do Rio Taquari.
O movimento Viva o Taquari-Antas Vivo ocorre de forma simultânea nos municípios de Venâncio Aires, Lajeado, Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Estrela e Bom Retiro do Sul.
Recolhimento e destinação de resíduos
Como ocorre tradicionalmente, todo o lixo recolhido durante a ação é pesado e separado, conforme o material, para ter a destinação correta. Nesta edição, uma empresa de reciclagem de Venâncio Aires fará a triagem do material com possibilidade de reaproveitamento. O rejeito será encaminhado ao aterro sanitário de Minas do Leão. Durante o fim de semana, os resíduos ficarão expostos em um caminhão, na Travessa São Sebastião Mártir, a fim de sensibilizar a comunidade. No ano passado, 1,6 tonelada de lixo foi recolhida, em Venâncio Aires, durante a programação, que mobilizou cerca de 100 voluntários.
Participação no Viva o Taquari Vivo
- Entre os voluntários envolvidos na mobilização do Viva o Taquari Antas-Vivo estão representantes da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-estar Animal, Conselho de Meio Ambiente, Comitê das Nascentes de Venâncio Aires, Serviço Social do Comércio (Sesc), clubes de serviço, escoteiros, Corpo de Bombeiros, Corsan, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Câmara de Vereadores, Movimento Pró-matas Ciliares do Vale do Taquari, Paróquia São Sebastião Mártir, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Folha do Mate e Terra FM, além de demais empresas e entidades.
- Por conta da enchente do arroio Castelhano, que afetou a parte baixa da cidade, é reforçado o convite para que a comunidade ‘vizinha’ do arroio Castelhano participe da ação.
- Os voluntários devem usar roupas confortáveis, calçados adequados, protetor solar, boné e repelente. É orientado o uso de luvas e camiseta de manga longa para quem atuar no recolhimento de resíduos.
Caderno Responsabilidade Ambiental
A Folha do Mate e Terra FM são apoiadoras do movimento Viva o Taquari Antas-Vivo. Durante a ação, serão distribuídos exemplares do suplemento especial Responsabilidade Ambiental, lançado nesta semana. O caderno integra o projeto desenvolvido pelas empresas de comunicação, com apoio da Prefeitura, Câmara de Vereadores, Corsan Aegea, GRA Máquinas, Colégio Gaspar Silveira Martins, China Brasil Tabacos, Frigorífico Kroth, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Alliance One, VHM Vidros, Gráfica Traço e CTA Continental.
LEIA MAIS