Com o avanço da tecnologia e a busca por soluções mais sustentáveis no setor da construção e movimentação de cargas, a GRA Máquinas de Venâncio Aires, representante oficial da XCMG no Rio Grande do Sul, vem ampliando sua linha de veículos elétricos ofertada ao público.
De acordo com o diretor da GRA Máquinas, Marcio Ribeiro, a empresa disponibiliza diversos modelos de veículos 100% elétricos da linha XCMG, com destaque para empilhadeiras, minicarregadeiras e escavadeiras compactas. “Esses equipamentos combinam alta performance, baixo nível de ruído e zero emissão de poluentes, ideais para operações em ambientes fechados, áreas urbanas e obras que exigem menor impacto ambiental”, explica.
Segundo Ribeiro, a demanda por esse tipo de produto tem crescido ao longo dos anos, sobretudo entre empresas comprometidas com aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG), eficiência energética e redução de custos operacionais. “O perfil predominante é de empresas que buscam modernizar suas frotas com foco em sustentabilidade e economia a longo prazo. Muitas vezes são organizações que já possuem um plano de transição energética e veem na tecnologia elétrica uma oportunidade estratégica.”
CUSTO-BENEFÍCIO
Ribeiro menciona que o investimento inicial em um veículo elétrico ainda é superior ao de um modelo a combustão. No entanto, o retorno ocorre a médio e longo prazo, principalmente pela economia com combustível, menor necessidade de manutenção e maior vida útil dos componentes. “Com os incentivos fiscais e a redução dos custos operacionais, o custo-benefício tem se mostrado cada vez mais vantajoso”, menciona.
Além disso, Ribeiro ressalta vantagens que vão além da economia. Ele cita “a valorização da imagem da empresa diante de clientes e parceiros” e os impactos positivos no meio ambiente. “Em termos ambientais, destacam-se a emissão zero de CO₂ e outros poluentes, menor poluição sonora e contribuição direta para a construção de um futuro mais limpo e sustentável.”