Funcionários da CBT e alunos da Emei realizaram plantio de 16 árvores (Foto: Gelson Pereira/Divulgação CBT)
Funcionários da CBT e alunos da Emei realizaram plantio de 16 árvores (Foto: Gelson Pereira/Divulgação CBT)

Com as mãos sujas de terra e o olhar atento, Mariana Vaz, 5 anos, participou de uma ação de plantio de árvores no pátio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Infância Feliz, no bairro Santa Tecla, no dia 5 de setembro. A aluna do Pré B disse ter gostado do dia de aula diferente, com contato direto com a natureza, e de ver cada muda sendo plantada. Junto com os colegas, ela ajudou a plantar 16 árvores nativas — frutíferas de pitanga e araçá e ipês-rosa e amarelos — que, nos próximos anos, vão oferecer sombra, frutos e cores para as crianças que frequentarem a escola.

Mariana, de 5 anos, disse que gostou do dia de aula diferente (Foto: Alan Faleiro)

A ação foi uma iniciativa da empresa CBT em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. A empresa também é apoiadora do projeto Responsabilidade Ambiental, desenvolvido pela Folha do Mate e Terra FM. Por meio dele, cada apoiador foi desafiado a desenvolver uma atividade com impacto direto na comunidade.

A escolha da empresa pela Emei Infância Feliz para receber a ação foi recebida com gratidão pela diretora Gisele Dalfert. Ela destacou que a ação complementa o trabalho pedagógico da escola, que atende 116 alunos do Nível 1A ao Pré B. “Nós ficamos muito felizes em ser escolhidos pela empresa CBT para receber essa ação na escola, que consideramos superimportante. Além disso, estamos em setembro, mês em que se comemora o Dia da Árvore, no dia 21, e essa atividade reforça o trabalho que já desenvolvemos com as crianças sobre cuidado com o meio ambiente e com os animais. Nossas professoras trabalham com esses temas em projetos ao longo de todo o ano.”

Ação também em Araranguá

Em Araranguá, alunos do 5º ano participaram do plantio de árvores com voluntários da CBT (Foto: Gelson Pereira/Divulgação CBT)

Além da ação em Venâncio Aires, em Araranguá, cidade catarinense que abriga uma das filiais da CBT, a mobilização alusiva ao Dia da Árvore ocorreu na Escola de Educação Integral Normélio José Emídio. Os 17 alunos do 5º ano, junto a 17 voluntários, também plantaram 16 mudas nativas, deixando no pátio o registro vivo desse momento.

A diretora da escola, Maria Ilma Laurentino, ressaltou o impacto prático da atividade: “O contato com a terra e o plantio promove conhecimento, conscientização ambiental e deixa um legado de sombra e frutos. Essa parceria enriquece ainda mais nosso currículo.”

A ação também foi especial para a analista administrativa Daniela Cardoso Ferraz, que participou pela primeira vez como voluntária do CBT do Bem. Atuando na organização da atividade, ela compartilhou a experiência com entusiasmo: “Ajudar as pessoas nos transforma. Ver o entusiasmo das crianças inspira a participar cada vez mais. Essas árvores serão um símbolo do que vivemos hoje, embelezando e gerando frutos no futuro.”

Iniciativa voluntária

Técnica de classificação de tabaco, Patrícia Kumm foi uma das voluntárias da CBT (Foto: Alan Faleiro)

O plantio de árvores na Emei Infância Feliz foi conduzido por funcionários da empresa CBT, entre eles a técnica de classificação de tabaco Patrícia Kumm. Para ela, participar dessas ações é gratificante. “É bom ver a alegria das crianças e perceber que fazemos a diferença na comunidade”, disse.

O coordenador da ação, o analista administrativo Taiguara Gabriel Mota Guedes, explicou que a atividade integra a agenda ambiental externa da CBT, chamada Compromisso Verde: Transformando o Futuro e também foi realizada na Escola de Educação Integral Normélio José Emídio de Araranguá, Santa Catarina, onde a CBT mantém uma de suas filiais.

Para ele, envolver as crianças é uma forma de plantar a semente da sustentabilidade desde cedo. “A sustentabilidade é fundamental para o futuro da humanidade, por isso nada mais justo do que começar a plantar essa semente desde cedo. Então, nesta ação, estamos envolvendo crianças de 5 e 6 anos, mostrando a elas a importância do meio ambiente, das árvores e da sustentabilidade, mesmo em idades tão pequenas”, mencionou.

Após o plantio, as mudas de árvores receberam placas de identificação com o nome de cada espécie e também foram instaladas grades de proteção, para que se desenvolvam da melhor forma. Já a Folha do Mate, que acompanhou a ação, distribuiu brindes sustentáveis — sacolas e copos retornáveis — e exemplares do caderno Responsabilidade Ambiental.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.