Em torno de 450 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odila Rosa Scherer, do bairro União, em Venâncio Aires, participaram de atividades de educação ambiental, na quinta-feira, 20. A iniciativa foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal em parceria com a Folha do Mate, que desenvolve o projeto Responsabilidade Ambiental. A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Água e como preparação à ação Viva o Taquari-Antas Vivo, que ocorre neste sábado, 22.
Além de um bate-papo sobre a preservação ambiental, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a sanga do Cambará, que fica próximo à escola, e aprender sobre questões como desassoreamento e mata ciliar.
Durante a ação na Escola Odila, os estudantes também receberam exemplares do caderno Responsabilidade Ambiental, publicado na edição de quinta-feira, 20, pela Folha do Mate. Além das reportagens, o suplemento conta com um jogo de tabuleiro sobre meio ambiente – um forma de trabalhar, de forma lúdica, a educação ambiental, em casa ou na escola. A atividade também está disponível neste link.

O secretário de Meio Ambiente, Gustavo Von Helden, destacou a importância do trabalho entre escola e família, para conscientização ambiental. “Vocês são os difusores dessas informações. Vão levar as informações para os pais, os irmãos e amigos. Quando se dá um exemplo, normalmente ele é seguido”, incentivou.
Projeto Responsabilidade Ambiental
O projeto Responsabilidade Ambiental, da Folha do Mate e Terra FM, tem como apoiadores a Prefeitura de Venâncio Aires, Câmara de Vereadores, Corsan Aegea, GRA Máquinas, Colégio Gaspar Silveira Martins, China Brasil Tabacos, Frigorífico Kroth, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Alliance One, VHM Vidros, Gráfica Traço e CTA Continental.