Alunos recebem mudas de árvores da Afubra
Alunos recebem mudas de árvores da Afubra

Venâncio Aires - Com os frequentes alagamentos em Venâncio Aires e a percepção de que áreas verdes sofrem menos com as chuvas, alunos das duas turmas do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otto Gustavo Daniel Brands, do bairro Brands, desenvolveram o projeto de pesquisa ‘Solo vivo, planeta sustentável’, para entender os efeitos dos problemas causados pelas chuvas.

Além de atividades teóricas, ações práticas envolveram os cerca de 30 estudantes das duas turmas ao longo do ano letivo. A metodologia incluiu rodas de conversa e experimentos. Entre as práticas, as professoras responsáveis Ana Paula Porto e Teresinha Padilha destacam um teste comparativo de infiltração da água em solo fértil, arenoso e argiloso, que revelaram as diferentes capacidades de absorção e retenção de cada tipo. Outro experimento simulou a erosão em solo exposto, solo com cobertura orgânica, com galhos e folhas, e solo com vegetação viva.

Como resultados, observaram que o solo desprotegido sofre intensa erosão e a terra com cobertura vegetal fica estável. “Discutimos variadas questões ambientais e as influências no solo. Isso tudo, para que os estudantes pensem em ações para diminuir impactos severos na natureza no futuro”, afirma a professora Teresinha. Os alunos ainda construíram maquetes representando erosão pluvial, fluvial, eólica, glacial e antrópica.

A pesquisa culminou em uma ação que envolveu as famílias no plantio de mudas de árvores frutíferas cedidas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). “Gostei muito do assunto que estudamos, porque consegui entender esses problemas que estavam acontecendo”, conta a aluna Monique Ferreira, de 10 anos. A colega Mirela da Rosa, 11, complementa que o projeto desenvolve conscientização para o futuro. “Meus pais falaram que os alagamentos estavam ocorrendo porque as pessoas jogam lixo nos bueiros, que ficam entupidos. Mas tem maneiras de cuidar e não poluir”, comenta.

Reconhecimento

O projeto ‘Solo vivo, planeta sustentável’ também recebeu reconhecimento importante ao longo do ano. A iniciativa foi classificada na 14ª edição da Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação (Mompi), durante a Feira do Livro, para participar da Mostra Internacional de Tecnologia e Ciência (Mostratec), em outubro, em Novo Hamburgo.

Atividade realizada utilizando variadas cores de terra para pinturas

Tipos de erosão estudados

  • Pluvial: provocada pela chuva
  • Fluvial: provocada por rios
  • Eólica: provocada pelos ventos
  • Glacial: provocada pelas geleiras
  • Antrópica: provocada pelo ser humano
Júnior Posselt

Repórter

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.

Acompanha assuntos voltados ao interior e à educação.