Família Bohn, uma das participantes do projeto de Pagamento por Serviços Ambientais, com representantes da Unisc e CBT (Foto: Gelson Pereira/Divulgação CBT)
Família Bohn, uma das participantes do projeto de Pagamento por Serviços Ambientais, com representantes da Unisc e CBT (Foto: Gelson Pereira/Divulgação CBT)

A China Brasil Tabacos (CBT) se empenha em contribuir com a conservação dos recursos hídricos nos estados do Sul do Brasil. Assim, a empresa apoia o programa ‘Protetor das Águas’ realizado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Trata-se de uma iniciativa que, por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), ajuda os produtores integrados a recuperar a mata, manter as espécies nativas e preservar as nascentes.

A família Bohn, de Linha Brasil, no interior de Venâncio Aires, aderiu ao projeto e toma cuidado para que as nascentes da propriedade sejam mantidas intactas sem pisoteio de animais ou circulação de maquinários ao redor. “Aceitamos participar para que nunca falte água. Estamos fazendo nossa parte pelas futuras gerações”, afirma Analise Inês Wenzel Bohn, produtora integrada da CBT. O filho do casal, Alisson, 18 anos, pretende dar continuidade à cultura do tabaco e pensa em proteger as águas para as futuras gerações. “Até mesmo a saúde deles dependerá do nosso cuidado hoje”, comenta.

A engenheira ambiental Bruna Schuster, que atua no programa PSA, esteve na propriedade coletando amostras de água para análise química. Ela explica que é feito um levantamento do que pode ser protegido e, a partir disso, é realizado um croqui demarcando as áreas. “Inclusive aquelas que devem ser protegidas com cerca. Se o produtor concordar, o contrato é assinado e a família passa a receber o PSA, uma vez por ano. É uma modalidade em que todos ganham”, ressalta.

Apoiado pela CBT, o programa ‘Protetor das Águas’ é realizado pela Unisc (Foto: AI CBT)

Atualmente, 20 famílias participam do ‘Protetor das Águas’, tornando-se comprometidas em zelar pelas fontes. “Trabalhamos a educação ambiental e conceitos da sustentabilidade com nossos produtores. Nossa ideia é ampliar para mais famílias, caso os resultados sejam positivos. Além da conservação, o programa envolve outros requisitos como liderança feminina e importância da sucessão rural”, comenta a coordenadora de Programas de Sustentabilidade da CBT, Edislene Caseiro.

Compromisso Verde

O apoio da China Brasil Tabacos ao projeto Protetor das Águas faz parte do Programa Compromisso Verde, que, por sua vez, integra a agenda ESG abraçada pela CBT e está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). O programa envolve iniciativas para mitigação de impactos e conscientização dos colaboradores sobre consumo sustentável, além de projetos ambientais voltados aos produtores integrados e comunidades, como o incentivo às boas práticas agrícolas e educação ambiental nas escolas rurais.

Fonte: Assessoria de Imprensa CBT