A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), em parceria com empresas e entidades, desenvolve mais um projeto para valorizar o cuidado com a natureza em Venâncio Aires. O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um incentivo, em dinheiro ou apoio técnico, para quem preserva nascentes, planta árvores e tem iniciativas de conservação do solo e da água no interior do município. Até o fim de abril, estão abertas as inscrições para proprietários de áreas em localidades do 3º, 4º e 5º distritos, dentro da bacia do arroio Grande.
Segundo a engenheira ambiental Bruna Schuster, uma das responsáveis pelo projeto em Venâncio Aires, o PSA incentiva práticas como o cercamento de áreas de nascentes e a coleta de amostras de água. “Mais do que um incentivo econômico, o programa valoriza o papel do produtor rural na manutenção da qualidade e da quantidade da água disponível para toda a população”, destaca.
Além disso, o projeto envolve ações de educação ambiental, visitas técnicas e monitoramento das áreas protegidas, garantindo a efetividade das práticas implementadas. Bruna afirma que esta é uma maneira de reconhecer que cuidar do meio ambiente é um trabalho importante, que beneficia a todos — tanto na cidade quanto no interior.
O PSA também é uma oportunidade de valorização. Quem já tem áreas com vegetação nativa no entorno de recursos hídricos — mesmo sem saber — já está contribuindo para a proteção da água e pode ser reconhecido por isso. “Nesses casos, o projeto já está praticamente encaminhado, faltando apenas a formalização para que o produtor comece a receber financeiramente pelo serviço ambiental que já realiza.”
E para quem ainda não tem mata ciliar protegendo os cursos d’água, mas tem interesse em recuperar essas áreas, o programa está aberto. Bruna enfatiza que o objetivo não é fiscalizar, mas sim auxiliar os produtores com orientações e apoio técnico, incentivando a regeneração natural das propriedades e contribuindo com a qualidade e quantidade da água disponível para toda a população.
Dois projetos
Atualmente, dois projetos de PSA estão em andamento em Venâncio: um com a China Brasil Tabacos e outro com a Corsan. Ambos têm o mesmo propósito, melhorar a qualidade e a quantidade da água, além de valorizar os produtores que cuidam da natureza. “Mesmo sendo conduzidos por empresas diferentes, os dois programas se somam e mostram que é possível produzir bem e preservar ao mesmo tempo”, acrescenta Bruna.
O projeto da Corsan está com inscrições abertas até o final de abril e busca mais cerca de 40 produtores interessados em participar. Para isso, é necessário que a propriedade esteja localizada na bacia do arroio Grande, que abrange diversas localidades, desde o início do arroio até Linha Cachoeira (confira no box).
A Corsan reforça que iniciativas como essa são essenciais para enfrentar os desafios das mudanças climáticas, proteger os recursos naturais e garantir o abastecimento sustentável para as futuras gerações.
Localidades com inscrições abertas
- Linha Arroio Grande
- Linha Brasil
- Linha Marechal Floriano
- Vila Deodoro
- Linha Maria Madalena
- Linha Isabel
- Linha Cipó
- Linha Lucena
- Linha Cecília
- Linha Harmonia da Costa
- Se você tem uma propriedade rural e quer saber mais sobre o Pagamento por Serviços Ambientais, pode entrar em contato com Bruna Schuster pelo WhatsApp (51) 99715-8980.
“Cuidar da água é cuidar do futuro. E isso começa com quem está lá no campo, todos os dias. O PSA é uma forma de dizer: ‘Obrigado por cuidar do que é de todos’. Em Venâncio, a gente está construindo isso junto – cidade e interior de mãos dadas.”
BRUNA SCHUSTER
Coordenadora do PSA em Venâncio