
Venâncio Aires - Produtos veganos – que não contêm ingredientes de origem animal e não são testados em animais em nenhuma etapa de produção – têm ampliado presença no mercado de cosméticos e cuidados pessoais. Levantamento da Allied Market Research aponta que esse segmento deverá movimentar US$ 28,5 bilhões por ano até 2031 no cenário global, com taxa média de crescimento anual estimada em 5,9%.
A escolha por esse tipo de item envolve fatores ligados à rotina de consumo, à composição das fórmulas e aos impactos ambientais do processo produtivo. A biomédica Patricia Franciscato, 35 anos, de Venâncio Aires, afirma que a decisão pelo uso de produtos veganos ocorreu a partir de uma necessidade prática.
“Eu optei pelos produtos veganos pela saúde da minha pele, por serem produtos com menos substâncias que irritam, já que essa era uma queixa que eu tinha com muitos produtos”, relata. Segundo ela, o hábito começou em 2022 e se mantém desde então.

CRITÉRIO AMBIENTAL
Patricia conta que utiliza diferentes linhas, voltadas à higienização, tratamento facial e hidratação corporal. Para ela, além do efeito percebido no uso cotidiano, o critério ambiental também pesa. “Além de os resultados serem eficazes com a minha pele, ainda são produtos com menor impacto ambiental”, diz.
Do ponto de vista de quem atua na produção, a química Iorani Bitencourt explica que o crescimento do segmento está ligado à resposta do público. “Eles possuem mais compatibilidade com a nossa pele, isto traz resultados duradouros. As pessoas começaram a testar e ver que realmente funciona”, afirma ela, que é proprietária da Life Vegan Biocosméticos, uma marca que nasceu em Venâncio Aires no ano de 2020.
Iorani destaca que há diferenças entre produtos veganos e naturais, nem sempre compreendidas pelo consumidor. “Um cosmético pode ser só vegano, só natural, ou vegano e natural, que é o nosso caso. Somos uma marca 100% natural e vegana”, explica. Segundo ela, as fórmulas utilizam ativos extraídos de sementes, frutos, plantas e flores. “A pele reconhece com mais facilidade”, completa.
Empresa de biocosméticos criada a partir de Venâncio projeta expansão nacional

Criada a partir de uma loja física em Venâncio Aires, a Life Vegan Biocosméticos passou por uma transição para o ambiente digital e agora projeta ampliar sua presença no mercado nacional. A empresa atua no segmento de cosméticos veganos e naturais, com vendas on-line para todas as regiões do país.
A proprietária da marca, Iorani Bitencourt, conta que residiu por seis anos no município, período em que o negócio teve atendimento presencial. “Foram anos especiais. Desde o início, as gaúchas abraçaram a marca, mantendo até hoje as mesmas e muitas que chegam diariamente”, afirma.
ATUAÇÃO E PLANOS
Natural de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, onde reside atualmente, a empresária explica que a mudança de endereço não rompeu o vínculo com o município. “Mesmo com a nossa vinda pra cá, nossas clientes continuam tendo acesso aos nossos produtos via site oficial”, relata.
Para consumidoras de Venâncio Aires, a marca mantém um ponto de entrega, com retirada sem custo de frete, além da opção de entrega domiciliar. Sobre o futuro, Iorani afirma que a estratégia envolve ampliar o alcance. “Para um futuro próximo, planejamos aumentar cada vez mais nossas vendas em todo o país, contando com pontos físicos”, projeta.
Segundo a proprietária, o posicionamento da empresa está associado a escolhas de produção e consumo. “Consumir produtos veganos é uma escolha que une ética, ciência e responsabilidade com o futuro”, conclui.
Confira essa e outras matérias do caderno Responsabilidade Ambiental de janeiro de 2026: