
Venâncio Aires - Cultivar flores na frente de casa é tradicional. Mas, e se além de flores, os canteiros tiverem cenoura, couve, alface, tomate e abobrinha? Se a decoração em frente à residência tiver árvores carregadas de manga, caqui ou amora?
É assim na casa de Maria Inês Pappen, 66 anos, no Centro de Venâncio Aires, onde mais de 30 tipos de verduras, legumes e frutas, além de diversos chás e temperos, crescem vistosos, garantem alimento saboroso para a família e atraem olhares de admiração de quem passa pelo local.
Tem quem peça uma muda, alguma fruta ou até mesmo licença para tirar foto. “No ano passado, a árvore de manga ficou carregada e virou uma atração. Colhi manga de até 1,3 quilo”, relembra Inês, como é conhecida. Ela também conta que, em época de amora, muita gente aproveita para degustar as frutinhas. Entre a curiosidade e a admiração de quem passa pela calçada e vê a diversidade de hortaliças na frente de casa, surgem relações de amizade e trocas de informação. Há até mesmo quem tenha levado mudas para contribuir com o jardim da Inês.

Para a cabeleireira e aposentada, é motivo de satisfação cultivar, em um espaço pequeno, uma diversidade tão grande de alimentos e, especialmente, contribuir com o meio ambiente. Além do quintal na frente de casa, o espaço nos fundos da residência também é aproveitado para cultivar frutas e verduras. Tem o que ela planta e “o que nasce por conta”, com sementes trazidas pelos pássaros, pelo vento ou que estão misturadas à terra. “O que mais gosto é olhar e ver este verde, as árvores e verduras crescendo, as abelhas que adoram as flores de manjericão e do maxixe”, comenta.
Inês carrega o gosto de mexer na terra desde a infância e se orgulha de ver que seus filhos também valorizam o cuidado com a natureza e a alimentação saudável. “Sei que estou fazendo a diferença no meu pedacinho, fazendo o bem para o meio ambiente. Se estou aqui é por causa da terra, do ar e da água. Sou uma moradora deste planeta, então também preciso fazer a minha parte”, considera.

O que tem no jardim da Inês
- Legumes e verduras: Alface, rúcula, couve, agrião, almeirão, brócolis, pepino, tomate, beterraba,
cenoura, abobrinha, moranga, quiabo, maxixe, chuchu, espinafre, temperos e chás diversos. - Frutíferas: mamão, laranja, bergamota, nêspera, acerola, maracujá, limão comum e siciliano, goiaba, pitanga, manga, caqui, uva, amora e pé de café.
Cultivo sem agrotóxico e colheita da época
A diversidade de alimentos cultivados por Inês faz com que, o ano todo, ela tenha o que colher. Ela destaca a importância do consumo de frutas e verduras da época. “A natureza é sábia, produz cada alimento em uma época. Então é só aproveitarmos o que dá em cada época e na nossa região, o que com certeza é mais saudável”, observa.

A produção de Inês é totalmente sem agrotóxicos. O adubo é natural, a partir de compostagem, com reaproveitamento dos resíduos orgânicos, como cascas de frutas e legumes, folhas e erva-mate.
Além disso, ela aproveita água da chuva para regar as plantas. São duas caixas de 500 litros, além de tonéis e garrafas utilizadas para guardar água.
