Passeio ciclístico foi realizado no último sábado, 10, em Venâncio Aires, com objetivo de incentivar práticas de atividades físicas e o transporte sustentável
Mais de 50 pessoas participaram, na tarde do último sábado, 10, do passeio ciclístico que integrou a programação da 17ª Festa Nacional do Chimarrão (17ª Fenachim), em Venâncio Aires. Promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), com o apoio do grupo Pedal Trilheiro, a atividade teve o objetivo de integração e incentivo a práticas de atividades físicas, por meio do ciclismo, transporte sustentável.
“A prática do ciclismo oferece vários benefícios para a saúde, fortalecimento muscular, melhora no sistema cardiovascular e o bem-estar e social das pessoas”, explica o técnico de esporte e lazer do Sesc Venâncio Aires, Jeferson Fernando Lima.

Entre os participantes estiveram Maciel Costa, 45 anos, a esposa Vanessa de Lima Costa, 43, e os filhos Cristine de Lima Costa, 13, e Mateus de Lima Costa, 2. “Foi ótimo e enriquecedor, principalmente pela atividade física em família”, afirma o engenheiro mecânico. De acordo com ele, a família já participou de outros passeios ciclísticos e também busca pedalar como forma de lazer, nas horas de folga.

Ciclismo: lazer, atividade física e convivência em família
Também integraram o grupo de ciclistas a farmacêutica Daiane Feix Barden, 41 anos, e o arquiteto Paulo Roberto Barden, 44, com os filhos Pedro, 12, e Cecília, 9. Os moradores de Linha Grão-Pará utilizam a bike por lazer e para a prática de esporte. “Gostamos de participar de eventos de pedal na cidade. É um momento legal de convivência em família, para aproveitar o dia bonito”, destaca Daiane.

Ela comenta que o marido tem experiência em provas de ciclismo realizadas há algum tempo. No ano passado, eles adquiriram bicicletas para retomar os pedais, dessa vez, acompanhados pelos filhos, em percursos menores. Daiane ressalta a satisfação de participar dessas experiências em família, unindo natureza e bem-estar. “É um momento também para nossos filhos participarem de atividades junto ao nosso município, de ter essa convivência em sociedade, e uma maneira de nós, como pais, tirarmos eles das telas e dar o exemplo, um motivo também para praticarem uma atividade física”, comenta.
Daiane observa que o passeio ciclístico da Fenachim foi ainda mais especial pois Cecília é aluna do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Judas Tadeu, e um dos temas estudados são os pontos turísticos. “No sábado tivemos como local de chegada o Parque do Chimarrão e em outro pedal, que fizemos em outra oportunidade, fomos até a Cascata do Chuveirão, outro ponto turístico de Venâncio Aires. O legal de tudo isso é conhecer novos lugares, pontos turísticos, estar no meio da natureza e andar pelo nosso interior, que é muito belo”, ressalta.
• 4,3 quilômetros foram percorridos no passeio ciclístico realizado no sábado. O trajeto iniciou em frente à Igreja São Sebastião Mártir e foi até o Parque Municipal do Chimarrão.