Ponto na rua Emiliano de Macedo registrou acúmulo de lixo no fim de semana devido ao descarte indevido de resíduos (Foto: Divulgação)
Ponto na rua Emiliano de Macedo registrou acúmulo de lixo no fim de semana devido ao descarte indevido de resíduos (Foto: Divulgação)

Venâncio Aires - O acúmulo de resíduos em contêineres localizados nas imediações da rua Emiliano de Macedo, número 357, no bairro Gressler, chamou a atenção no último fim de semana pelo volume de lixo dentro e no entorno dos equipamentos. A situação foi compartilhada com a redação da Folha do Mate por um morador e também exposta nas redes sociais pelo vereador afastado Eligio Weschenfelder, o Muchila, que cobrou providências do poder público.

Na tarde de ontem, a reportagem esteve no local, mas a limpeza já havia sido realizada pela manhã. Dois moradores que preferiram não se identificar relataram que o episódio foi pontual e ocorreu após o descarte de resíduos de jardinagem, galhos, móveis e outros materiais logo depois da passagem do caminhão de recolhimento no fim da semana passada. Segundo eles, a ação teria relação com uma limpeza mais intensa em razão de uma mudança de novos moradores, o que fez com que os contêineres ficassem rapidamente lotados, inviabilizando o uso comum no decorrer do fim de semana.

O secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal, Gustavo Von Helden, reforça que os contêineres não devem receber esse tipo de material. “O contêiner serve para depósito de resíduos domiciliares”, relembra.

RECOLHIMENTO DE GALHOS

Conforme o secretário, o recolhimento de galhos por parte da Prefeitura é restrito a podas de árvores realizadas nas calçadas, sem a mistura de outros tipos de resíduos. Para solicitar o serviço, é necessário enviar fotos dos galhos em frente à residência onde foram cortados, com endereço completo, para a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), pelo WhatsApp (51) 2183-0250.

Já os resíduos de jardinagem não têm recolhimento previsto. Por se tratarem de materiais orgânicos, podem ser destinados à compostagem ou a aterro, para que ocorra a decomposição natural. No caso das pedras, por serem materiais inertes, o aterramento é permitido, pois não há risco de contaminação do solo.

RECOLHIMENTO DE MÓVEIS

Quanto aos móveis, aqueles em condição de uso podem ser doados a organizações não governamentais ou encaminhados por meio do gabinete da Primeira-Dama, pelo telefone (51) 2183-0672 ou pelo e-mail [email protected].

Já os móveis em desuso têm recolhimento realizado pela empresa Terra Ciclo, responsável também pela coleta do lixo urbano. O material deve ser colocado na rua na véspera do recolhimento: em locais com coleta convencional, em frente à residência; e, em áreas com coleta conteinerizada, ao lado do contêiner. A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal orienta o envio de foto pelo WhatsApp (51) 99791-1840, o que pode agilizar o atendimento.

Mais informações sobre a destinação correta desses ou outros resíduos podem ser obtidas diretamente com Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal pelos telefones (51) 2183-0738 ou WhatsApp (51) 99791-1840.

Alan Faleiro

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.

Com foco na produção de notícias sobre negócios, contribui para divulgar o que é relevante no mundo corporativo e tudo o que mais impacta a comunidade local.