
Venâncio Aires - Com 2025 chegando ao fim e o próximo ano em planejamento, a Folha do Mate conversou com o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Venâncio Aires, Gustavo Von Helden, sobre as principais metas da pasta para 2026. Ele destaca a retomada da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos localizada em Linha Estrela como uma das prioridades da Administração Municipal.
Desde fevereiro de 2024, a usina não conta com o serviço de triagem de lixo e, desde o fim de abril deste ano, também está interditada. O encerramento da triagem ocorreu após a rescisão do contrato com a cooperativa responsável pela operação, em razão da baixa produtividade e de questões relacionadas à segurança do trabalho. Já a interdição ocorreu a partir de denúncia que resultou em notificação da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, órgão vinculado à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), direcionada à Prefeitura por depósito incorreto de resíduos.

Desde então, o Município realiza o transbordo dos resíduos em uma área licenciada em Santa Cruz do Sul, por meio de contratação emergencial válida até abril de 2026. O custo adicional é de cerca de R$ 130 mil por mês.
Segundo o secretário, a meta é encerrar a contratação emergencial e retomar todas as etapas do processo em Venâncio Aires até abril de 2026. Para isso, a Usina de Triagem de Linha Estrela passa por melhoras estruturais, e o Município deve publicar nos próximos dias o processo de licitação para contratar a empresa responsável pela triagem, transbordo e transporte dos resíduos.
“A gente vai trazer de volta pra Linha Estrela todo o processo em 2026. Esse é um ganho muito grande pra nossa cidade, porque a gente minimiza o gasto com custos”, disse.
Compostagem e conscientização
Além da retomada da triagem e do transbordo, a Secretaria projeta a implantação do serviço de compostagem junto à Usina de Triagem, com o objetivo de reduzir o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário. Trata-se de compostagem em grande escala, iniciativa inédita no município e já antecipada pelo secretário em entrevista ao programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Rádio Terra FM, em setembro.
Com a reativação da usina, a Secretaria também planeja ações voltadas à população. “Nós pretendemos sim fazer uma campanha de conscientização, que as pessoas retornem a fazer a sua separação do resíduo em casa”, afirmou Von Helden. Segundo ele, a separação correta e a compostagem doméstica também contribuem para a redução de custos e do volume de resíduos enviados ao aterro.
Plano de arborização, mais castrações e desassoreamento do Castelhano

Além da retomada da Usina de Triagem de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal de Venâncio Aires projeta uma série de outras ações para 2026. Entre as prioridades destacadas pelo secretário Gustavo Von Helden estão a execução do Plano Municipal de Arborização, a ampliação das castrações de animais e o avanço no desassoreamento do Arroio Castelhano.
Considerada uma ação estruturante, a implantação do Plano Municipal de Arborização está em fase de elaboração pela equipe técnica da Secretaria e deve abranger todos os bairros do perímetro urbano. Segundo Von Helden, trata-se de um planejamento de longo prazo, com impacto projetado para os próximos 50 anos. “É um plano bem abrangente, que vai impactar diretamente a qualidade de vida da nossa cidade no futuro”, destaca.
Dentro dessa proposta, está previsto para 2026 um grande mutirão de plantio de árvores, respeitando o período mais adequado para o plantio de mudas, entre os meses de maio e agosto. A iniciativa busca ampliar a cobertura vegetal e formar corredores verdes, contribuindo para um ambiente urbano mais equilibrado.
CASTRAÇÕES E DESASSOREAMENTO
Na área do bem-estar animal, a Secretaria pretende ampliar o processo de castrações de cães e gatos. Segundo Von Helden, a medida visa fortalecer o controle populacional, reduzindo a circulação e a proliferação de animais nas ruas do município.
Outra frente considerada prioritária para 2026 é a ampliação do desassoreamento do Arroio Castelhano e de suas sangas afluentes. A ação tem como objetivo minimizar os impactos das cheias em bairros da parte baixa da cidade, melhorando as condições de vida da população dessas regiões.