Na última semana, a formação de um ‘ciclone bomba’ causou estragos em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Nesta terça-feira, 7, conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), não está descartada a formação de um novo ciclone, mas, desta vez, extratropical, devido a uma área de baixa pressão que atua sobre o Estado em direção ao oceano.
A formação do ciclone extratropical pode provocar chuva forte com volumes significativos e temporais, que podem vir acompanhados de rajadas de vento fortes e intensas, raios e eventual queda de granizo. De acordo com a equipe do NIH, esse sistema deve ser menos intenso que o anterior, mas mesmo assim é uma situação preocupante, “pois os rios da região estão com nível normal e uma chuva com altos volumes em pouco tempo pode provocar a elevação do nível para a cota de alerta e inundação”.
A Defesa Civil de Venâncio Aires monitora a situação do Rio Taquari, em Vila Mariante. De acordo com o coordenador Dário dos Santos Martins, o nível do rio Taquari, em Vila Mariante, está em 8 metros (o normal é 1,60 metro). “Mas não registramos problemas com a chuva no município”, afirma.
Chuvas acima da média
Para julho, de acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas, o volume de chuva é acima do esperado para a região do Vale do Rio Pardo e Taquari. A normal climática para julho é de 178,9 milímetros.
Previsão do tempo
Terça-feira, 7: Mínima de 10°C e máxima de 13°C
Quarta-feira, 8: Mínima de 10°C e máxima de 14°C
Quinta-feira, 9: Mínima de 7°C e máxima de 13°C
Sexta-feira, 10: Mínima de 4°C e máxima de 16°C