
Rio Grande do Sul e Vale Verde - Desde o meio-dia de terça-feira, 21, o ginásio de esportes do Complexo da Comunidade Evangélica Luterana de Vale Verde está de portas abertas para visitação à feira comercial, de serviços, artesanato e de produtos coloniais. Ato solene, ocorrido no lonão, marcou a abertura oficial da 3ª Expofeira, culminando com as festividades de 29 anos do Município. Entre as manifestações dirigidas ao público presente, a rainha Elza Toillier deu boas-vindas e reforçou convite para os próximos dias do evento.
O prefeito e anfitrião Ricardo Froemming destacou as mudanças estruturais da festa, executadas para oferecer segurança aos expositores, especialmente em dias de chuvas e vento, e visibilidade aos empreendedores. À redação integrada da Folha do Mate e Rádio Terra FM, lembrou que as festividades em comemoração aos 29 anos de administração pública estão ocorrendo desde terça-feira, 21. Na quarta, 22, dia do aniversário do Município, famílias foram recebidas com bolo e abertura do parque de diversões para as crianças. “Tivemos a noite da família e um público muito atrativo”, disse.
O chefe do Executivo também destacou os mais de 80 feirantes presentes. “Queremos fomentar nosso município, nossas indústrias, porque Vale Verde tem potencial muito grande”, complementou. E citou várias atrações que ocorrem até domingo, 26.
Durante a solenidade no lonão, também se manifestaram Adriele Gerevini, gerente-adjunta da Regional Soledade da Emater/RS-Ascar; Fernanda Hoff, gerente da agência local do Banrisul; Heitor Petry, presidente do Sicredi Vale do Rio Pardo; Raul Henn, assessor do deputado federal Giovani Cherini (PL); Dalvo Wink, coordenador regional da Agricultura, representando o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Edvilson Brum; Marcio Pereira Brandão, prefeito de General Câmara, município-mãe de Vale Verde; Airton Artus, deputado estadual do PDT; Débora Rosa da Silva, presidente da Câmara de Vereadores, e o vice-prefeito Gabriel Dettenborn de Mello.
Ainda participaram do ato a primeira-dama Ariel Diaz Hertz; as princesas Thauane Dorneles e Eduarda Soares Pereira; a presidente dos Clube de Mães Sempre Unidas, Carmelita Francisca Kroth Machado; a chefe do escritório local da Emater, Andréia Balbueno; o prefeito de Sinimbu, Vilson Molz; o vice-prefeito de Vale do Sol, Alexandre da Mota; o representante do deputado federal Alceu Moreira (MDB), Mateus Rocha; o vice-prefeito de General Câmara, Thiago Pereira Reichel, e o vice-prefeito de Mato Leitão, Luciano Vargas, acompanhado do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Devair Heinen. Após solenidade, o grupo se deslocou para o ato de descerramento da fita inaugural da 3º Expofeira, na entrada do ginásio de desportes da Comunidade Evangélica, e visitou a exposição.
Expositores confiantes no movimento do fim de semana
Aberta oficialmente na quinta-feira, 23, a terceira edição da Expofeira mudou. Quem visita o Complexo Evangélico, entre 9h e 22h, deve acessar pelo ginásio, onde estão os expositores. Foi uma forma de a comissão organizadora oferecer mais visibilidade e divulgação dos produtos e serviços.

A comerciante Silvane Meurer está cofiante. É a terceira vez que coloca estande da loja Maia Modas, há quatro anos instalada em Vale Verde. “Desde a primeira feira, vendemos bem”, comenta. Ela observa que o evento cresce a cada ano, assim como a movimentação de público e consumidores.

O casal Edson Ubatuba e Thaine Silva produz morangos há quase dois anos. Em 2024, a dupla estreou na Expofeira, divulgando o empreendimento Morangos Monte Alegre, situado no interior de Vale Verde. Ele confessa que no ano passado esperava mais comercialização. Por outro lado, reconhece a importância de divulgar a marca. “Não tivemos lucro na feira, mas depois vieram as vendas”, avalia. É possível apostar que a Rota Romântica Corações do Vale, lançada na noite desta sexta-feira, 24, possa incrementar o negócio, sendo o morango o símbolo do amor e da paixão.
A estreia na Expofeira cabe à Baky Alimentos, de Passo do Sobrado, que montou um grande estande na parte externa do Complexo Evangélico. O gerente de campo Fabiano Mallmann diz que a empresa participa de feiras no município onde está sediada e também em Vera Cruz, onde o negócio começou. Neste ano, então, se integra à Expofeira, expondo produtos como bebidas lácteas, queijos, nata e requeijão, que também podem ser degustados e comercializados. Mas o objetivo principal da participação é divulgar a marca e prospectar potenciais clientes.

O estande é divido com outras empresas: a BRMilk Ordenhadeiras, de Cachoeirinha; a Ordevale, de Lajeado; a Diamaju Distribuidora, de Anta Gorda; e a Orgânica Farmacêutica, de Chapecó, Santa Catarina. Juntas, promovem neste sábado, 25, entre 10h30min e 12h, palestras sobre produtos homeopáticos veterinários, milho safrinha da NK e treinamento de produtos de ordenha e qualidade de leite.
Programação do fim de semana
Sábado, dia 25
- 9h: apresentações das invernadas das escolas
- 9h às 22h: visitação à feira
- 10h às 00h: parque de diversões
- 13h: Encontro de Motociclistas (animação DJ Morcego)
- 13h30min: show das bandas Viúva Negra e Ferrovia Rock
- 14h: 1º Pedal de Integração
- 17h: Corrida das Celebridades no Complexo Esportivo Hugo Froemming
- 18h30min: abertura do rodeio crioulo no CTG Rancho Velho
- 21h: show Carmo Rosa e Banda
- 23h: show Banda Magia
- 2h30min: show Tchê Chaleira
- 4h30min: Som Impacto
Domingo, dia 26
- 8h às 10h: 1ª Corrida Rústica no centro da cidade
- 9h às 22h: visitação à feira
- 9h30min: Mateada com as Soberanas (atuais e ex-soberanas)
- 10h: show nativista Nicholas Oliveira e Banda e gravação de programa Alma Gáucha da Rádio Terra
- 10h às 00h, parque de diversões
- 15h: Arte e Equilíbrio (manobras radicais em motos), na avenida Assis Brasil, frente do Complexo Evangélico
- 18h30min: Domingueira Show com Os Atuais e Rainha Musical (21h)