A expertise de Vale Verde no segmento da carne, a partir da criação de gado e da venda de açougues do município, foi o que despertou o interesse da Prefeitura em promover o Festival das Carnes Sete Brasas. Para auxiliar na idealização do evento, a Administração Municipal, convidou o chef Luciano Araujo, que tem cerca de 10 anos de experiência no ramo da gastronomia, dos quais oito são dedicados, exclusivamente, à preparação de carnes e acompanhamentos para elas.
Talvez você tenha se perguntado: por que o nome do festival faz referências a sete brasas? Segundo Araujo, isso acontece porque serão usados sete tipos diferentes de fogos na preparação de sete variedades de proteína, como brisket americano, costelões, cordeiro, peixe, porco, legumes e frango. Todas elas, com vários acompanhamentos especiais, que farão parte de um buffet.
Além da preparação das proteínas nas brasas, serão assados dois bois inteiros para serem distribuídos à população na noite do sábado, 28. “Esse é um assado muito especial e bem diferente. Poucos fazem isso no país. O boi será assado inteiro e aberto. Não é no rolete. Isso renderá cerca de mil refeições”, comenta.
Durante o Festival das Carnes Sete Brasas, que ocorrerá de 27 a 29 [sexta-feira a domingo da próxima semana], serão 53 horas de fogo, sem interrupção. “Só os dois bois precisam de 26 horas para serem assados. Então, sexta à noite, quando estivermos servindo as refeições, eles já começam a serem assados, para que sejam entregues no sábado à noite”, explica Araujo.
Reservas
- Devido à grande procura por ingressos para o jantar-baile do Festival das Carnes Sete Brasas, realizado na noite desta sexta-feira, 20, a Prefeitura de Vale Verde e o chef Luciano Araujo, decidiram organizar os primeiros horários dos dias 27, 28 e 29 com reservas.
- As reservas podem ser feitas mediante o pagamento do valor do ingresso, de R$ 50, para a chave Pix 99552817072. Depois de realizar a transação, é só encaminhar o comprovante para o WhatsApp (51) 98264-3938 e informar o dia de preferência.
- Os horários disponibilizados são sexta-feira, 27, às 20h30min; sábado, 28, às 20h30min; e domingo, 29, às 11h30min. Em todos os dias, além da proteína haverá acompanhamentos que combinam com cada uma delas.
Público poderá acompanhar a preparação das proteínas
Para preparar os sete tipos de proteína nas brasas. o chef Luciano Araujo contará com a ajuda de diversos churrasqueiros de diferentes cidades. “A curadoria do evento é minha, mas eles vão auxiliar no preparo. São profissionais que já trabalham com churrasco, mas não são tão conhecidos, então muitos vêm para aprender também. De três a quatro, que trabalham diretamente comigo, também foram meus alunos”, relata.
O chef ainda explica que as proteínas serão assadas do lado de fora do ginásio, que integra o complexo da Comunidade Evangélica 25 de Julho, no Centro de Vale Verde, o que permitirá que as pessoas possam acompanhar esse trabalho, antes de entrar no espaço para fazer a refeição. “A expectativa para essa primeira edição do festival é muito positiva”, salienta.
Quem é o Luciano Araújo?
- Luciano Araújo é publicitário de formação e há cerca de 10 anos atua no ramo da gastronomia. Há oito anos decidiu ‘mergulhar’ no preparo de carnes, especialmente do churrasco, inspirado por ideias vistas em alguns festivais que frequentou.
•“Faço vários cursos de atualização relacionados à gastronomia, mas para a ‘faculdade do churrasco’, como eu chamo, não existe curso. Então, listei os 10 melhores churrasqueiros do país e fiquei dois anos viajando e trabalhando para eles. Foi assim que eu fiz minha faculdade da carne”, compartilha. - Além de chef, Araujo dá aulas em cursos de gastronomia, realiza workshops e tem experiência no ramo de restaurantes e eventos. “Rodo o país todo preparando churrascos para casamentos e aniversários. Trabalho especificamente com carne e seus acompanhamentos”, menciona.