Nova mesa diretora da Câmara é presidida por Guilherme Ubatuba (centro) (Foto: Divulgação)
Nova mesa diretora da Câmara é presidida por Guilherme Ubatuba (centro) (Foto: Divulgação)

O vereador mais jovem da história a assumir uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Vale Verde, Guilherme Ubatuba (MDB) assume a presidência do Legislativo amanhã, 1º de julho, com mandato até 31 de dezembro de 2022.

Ele foi eleito na última segunda-feira, 27, por votos favoráveis de Elário Rosa da Silva (MDB), Gabriel Dettenborn de Mello (MDB), Eloir Storch (MDB), Frederico Toillier (PDT), Dion Souza (MDB), Flávio da Silva (Republicanos) e o dele mesmo. Votaram contrários Clécio Hertz (PSB) e Sandra Mello da Silva (PSB).

Ubatuba explica que a eleição fora de época se dá em virtude de um acordo entre bancadas, que foi encaminhado ainda em 2020, com o intuito de dar mais representatividade aos partidos e aos parlamentares.

Dessa forma, nos dois primeiros anos do mandato duas mesas são eleitas por ano: uma toma posse no início e renuncia em junho; a outra, de julho a dezembro. Nos dois últimos anos, a perspectiva é que somente um parlamentar assuma a presidência em 2023 e o outro, em 2024.

Desta forma, da base de sete vereadores de situação, somente um não terá a oportunidade de ser presidente neste mandato. Isso ocorreu por própria iniciativa do parlamentar, por motivos particulares, de saúde. Assim, Dion Souza (MDB), que estava na presidência desde janeiro, renunciou ao mandato e Ubatuba assume o posto. “Entendo que é algo diferente, mas salutar, pois dá mais voz à população, na medida em que todos que estão na Câmara representam uma parte da população”, opina.

EXPERIÊNCIA

O vereador Guilherme Ubatuba, 23 anos, foi eleito na primeira vez que concorreu, em 2020, aos 21 anos, com 108 votos. Sobre a expectativa para o desafio, ele diz que grandes vereadores ocuparam o cargo e ele quer ficar conhecido assim como essas pessoas, que deixaram suas marcas. “O sentimento é de ter um grande peso nas costas, de muita responsabilidade. Mesmo sendo somente seis meses de mandato, tenho em mente diversos projetos e iniciativas para colocar em prática até o fim do ano”, declara. Entre as ideias, está a criação de um incentivo para os produtores rurais que fazem parte da Feira de Produtores Rurais e Artesanais de Vale Verde (Feproarte).

Presidência Legislativo de Vale Verde 2022/2
Guilherme Ubatuba – presidente (MDB)
Elário Rosa da Silva – 1º vice-presidente (MDB)
Gabriel Dettenborn de Mello – 1º secretário (MDB)
Eloir Storch – 2º vice-presidente (MDB)
Frederico Toillier – 2º secretário (PDT)