Compartilhar experiências e refletir. Com esses propósitos, 40 mulheres participaram no sábado, 23, à tarde, da 3ª edição do projeto Desemudecer promovido na Associação Négo Futebol Clube.
Para a conversa sobre os Direitos da Mulher, o evento teve como convidada a bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Tainara da Silva.
Durante o evento foi apresentado o mais recente movimento social do município, o Coletivo Agbára RS, idealizado pela psicóloga Fernanda Landim e com co-criação de Isabel Landim e Jerusa Fagundes. O propósito principal é empoderar a mulher negra, sem exclusão do gênero feminino. A proposta, segundo Fernanda, é o combate ao racismo estrutural e da cultura machista. “Por mais que o Coletivo tenha esse olhar especial para a mulher negra, todas as mulheres (brancas, pardas, indígenas) são muito bem-vindas para integrar este espaço.”
A 4ª edição do Desemudecer ocorrerá no mês de maio, em data a ser definida.
“A presença de todas é importante para esta luta de igualdade racial e de gênero. Precisamos entender dos processos de sofrimento, de saúde mental, de cultura, de violência.”
Fernanda Landim – Psicóloga e idealizadora do Coletivo Agbára RS
ENCONTRO AGBÁRA
No dia 13 de abril, também na Associação Négo Futebol Clube, acontecerá o I Encontro Agbára, com o tema ‘O olhar da Psicologia para as possibilidades da mulher negra’. O evento terá a participação dos projetos sociais Pretinhosidades (Santa Cruz do Sul), Coletivo Quilombelas (Porto Alegre) e de soberanas negras que representaram ou representam os municípios da região.
Segundo Fernanda, as inscrições serão online, a partir de segunda-feira, 1º de abril. O link estará disponível na página do Facebook ‘Coletivo Agbára RS’.
O encontro tem apoio da Associação Négo Futebol Clube, Uninter, Leandro Osório Photos e Prefeitura de Venâncio Aires e patrocínio do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS).