Uma Expoagro Afubra especial. Desde que a data foi marcada, o evento neste ano já iniciou com novidades. A primeira, com a divulgação de um quarto dia, no sábado, 21 de março. “Este dia, que coincide com o aniversário de 65 anos de fundação da Afubra, também será uma excelente oportunidade para as pessoas do meio urbano conhecerem a realidade das pessoas do meio rural, destacando o tema da feira, a Valorização do agricultor: do campo à cidade”, explica o coordenador da Expoagro, Marco Antonio Dornelles.
Mas, a programação do sábado será marcada por mais momentos especiais como apresentações culturais. A partir das 11h, logo após a solenidade comemorativa, o palco central do Espaço Cultural será ocupado pelo espetáculo cultural musical “Barbosa Lessa – um canto de saudade”.
A apresentação, que consiste de 16 músicas do escritor e folclorista gaúcho, irá contemplar diferentes estilos de arte: música, literatura, dança e artes plásticas, com a participação do artista Caiaque. O Conjunto Camaquã Terra Farroupilha foi criado especialmente para o espetáculo, que já se apresentou em diversas cidades.
O mesmo palco, a partir das 16h, será ocupado por Renato Borghetti e alunos do projeto Fábrica de Gaiteiros. Apresentação com os pequenos gaiteiros que irão mostrar suas habilidades ao lado do mestre. Idealizado, em 2012, por Borghetti que, depois de várias solicitações por doação de gaitas, percebeu que a gaita é um instrumento muito caro.
O projeto é voltado à sociedade e forma alunos de gaita de oito baixos. A confecção de instrumentos é realizada com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis. As gaitas são fabricadas exclusivamente para o uso dos alunos. “As duas apresentações musicais e culturais foram pensadas para encerrar a 20ª Expoagro Afubra e para comemorar os 65 anos da entidade de uma forma festiva”, diz Dornelles.