Expectativas no alto para jovens que iniciam o curso superior no próximo ano

-

Júlia inicia o curso de Jornalismo em 2023. (Foto Bruna Stumm/Folha do Mate)

Um dos momentos mais emocionantes do início da ‘facul’, após a aprovação no vestibular apara o curso dos sonhos, é se tornar bixo – aluno novato na graduação. Entre tantos aprovados no vestibular de 2023 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), mais especificamente no curso de Jornalismo, está a apaixonada pela comunicação, Júlia Brandenburg, 18 anos. A jovem, que atualmente é a primeira pessoa a receber quem chega na recepção do jornal Folha do Mate e rádio Terra FM, tem envolvimento com o meio da comunicação desde a barriga da mãe, Cirlane, moradora de Linha Sapé, que carregou no ventre os quadrigêmeos Brandenburg. “Foram feitas muitas reportagens por conta da gestação da mãe. Então sempre teve muita entrevista para rádios, jornais e TVs. No dia do nascimento foi assim e por muito tempo depois”, comenta.

A jovem relata que a paixão pelo Jornalismo surgiu mesmo com 4 anos, quando ganhou de presente um chaveiro do proprietário da Folha do Mate, Asuir Silberchlag. “Ele me deu o chaveiro e disse que era pra eu estudar e lutar pelos meus sonhos. Hoje, toda vez que abro o jornal, eu olho para o presente e me lembro desta frase e o quanto que eu desejo ser jornalista”, afirma, emocionada.

Júlia e os irmãos Rafael, Mateus e Gabriel visitaram a Folha do Mate pela primeira vez com 9 anos. (Foto: Arquivo Pessoal)

Realização

No ano passado, Júlia se formou no Ensino Médio pela Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Cônego Albino Juchem, e considerou cursar Enfermagem. No entanto, no início do ano, passou a integrar a equipe da Folha da Rádio Terra. “Ficar este um ano desligada dos estudos me auxiliou e concretizou ainda mais o meu desejo, principalmente trabalhando na empresa, em que recebi apoio de muitos colegas para tomar minha decisão”, enfatiza.

“Esperei muitos anos por este momento. Sei que não vai ser fácil esse período de trabalhar e estudar, mas como é algo que sempre quis, não vou desistir”, diz.

JÚLIA BRANDENBURG

Bixo Jornalismo

Expectativa para a nota

Independente do resultado, Gabriela quer seguir trabalhando. (Foto: Arquivo Pessoal)

Quem está na expectativa para o próximo ano, quando serão divulgadas as notas Enem, é a estudante do 3º ano da Escola Cônego Albino Juchem, Gabriela Seibel. Aos 18 anos, a jovem, que fez o Enem pela primeira vez diz que os dias de provas foram cansativos mas, apesar disso, estava tranquila para realizar o exame, assim como agora, que aguarda o resultado.
Atualmente, a estudante trabalha no comércio e confessa não saber, exatamente, o curso que quer seguir. “Eu fiz o Enem para ter uma nota e ver o que posso fazer com ela”, afirma. Apesar disso, ela garante que, se for possível, deseja conseguir um Prouni. Ir embora de Venâncio e ingressar em uma universidade federal está fora dos planos da guria.

Amor e animais: a mistura que resulta na profissão dos sonhos

A cachorrinha Pink, que foi um presente dos pais, é a melhor amiga de Mari desde junho de 2012. (Foto: Bruna Stumm/Folha do Mate)

Quem é bixo Medicina Veterinária 2023/1 é a jovem de 19 anos, Mariana Schmidt. O sonho de se tornar médica dos animais vem da infância. “Sempre fui apaixonada pelos animais. Quando eu entrei no Ensino Médio, comecei a pesquisar sobre cursos e levar mais à risca essa questão de escolher algo para a minha vida”, comenta. Contudo, no fim do período escolar, Mari decidiu que cursaria Jornalismo, pois sempre gostou de ler e escrever. “Iniciei a faculdade em fevereiro de 2021 e, em março, já comecei a atuar na área. Tive experiências incríveis, conheci pessoas maravilhosas e aprendi muito, mas percebi que não era o que eu queria para minha vida e que não me imaginava fazendo isso no futuro”, destaca.

Mariana tem forte ligação com os animais desde muito pequena. (Foto: Arquivo Pessoal)

Por conta disso, ela afirma que após dois semestres, decidiu trancar o curso e sair do emprego, embora não tenha sido uma decisão fácil. “Passou um filme na minha cabeça, a insegurança tomou conta, eu não sabia direito o que fazer”, diz.
Neste ano, Mari, que trabalha como recepcionista no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), se dedicou a fazer cursos on-line, como forma de tentar se encontrar em alguma área. E, nesta necessidade de achar um caminho, o desejo de infância começou a ser traçado. “Senti que meu lugar é na Medicina Veterinária e que é com isso que vou me sentir realizada”, acrescenta.

Agora, com a aprovação no vestibular, a futura médica veterinária tem grande expectativa para o curso.

“A minha expectativa para esses anos de estudo é que eu consiga me encontrar e amar ainda mais essa profissão, fazendo de tudo pela vida e bem-estar dos bichinhos. Além disso, sempre defendi a ideia da adoção e não compra de animais e sou admiradora do trabalho incrível da ONG Amigo Bicho”, reforça.

MARIANA SCHMIDT

Bixo Medicina Veterinária

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido