O consumo do figo garante um bom funcionamento do organismo e reduz as doenças cardiovasculares. (Foto: Alvaro Pegoraro)
O consumo do figo garante um bom funcionamento do organismo e reduz as doenças cardiovasculares. (Foto: Alvaro Pegoraro)

Conforme a nutricionista Juliette Carvalho, os benefícios do figo são inúmeros. Devido à alta quantidade de nutrientes que a fruta possui, como potássio, ferro, fibra e cálcio, impactam diretamente no ótimo funcionamento do organismo. A fruta ajuda a regular a pressão arterial e consequentemente reduz o risco de doenças cardiovasculares, em razão do alto teor de potássio e baixo de sódio. A nutricionista orienta que pessoas que sofrem com acidez no estômago e diverticulite – inflamação na parede interna do intestino –, devem comer o figo com moderação.

Além dos tradicionais doces e schmier feitos de figo, a nutricionista Juliette Carvalho indica uma ótima opção de salada para ser feita com a fruta.

Salada de figo com ricota

  • Ingredientes:
  • Molho
    4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
    4 colheres (sopa) de azeite
    1 colher (sopa) de mel
    1 pitada de sal
  • Salada
    meio maço de alface roxa
    meio maço de rúcula
    meio maço de alface lisa
    meio maço de folhas de hortelã
    4 figos frescos fatiados
    100g de ricota
    1 pote de iogurte natural (100g)
  • Modo de preparo
  • Molho: em um recipiente misture todos os ingredientes com duas colheres (sopa) de água e reserve.
  • Salada: em uma saladeira distribua as folhas, os figos e reserve. Misture a ricota com o iogurte e distribua sobre a salada. Sirva acompanhada do molho.

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate