Carne Ovina
A carne de ovelha ou cordeiro é muito apreciada pelo gaúcho, principalmente nas regiões Fronteira e Campanha.
Aos poucos a carne ovina vai conquistando e seu espaço nas grandes capitais e isso se deve à oferta de carne de melhor qualidade e ainda aos novos cortes que proporcionam um bom aproveitamento para os preparos no forno ou panela.
O consumo no Brasil ainda é pequeno se comparado com outros países. Segundo Danilo Ucha em seu livro “Cordeiro na mesa”, o consumo por habitante/ano é de 0,25 kg enquanto nos países como a Austrália o consumo é de 11 kg /habitante/ano e na Nova Zelândia chega a 26,5 kg/hab/ano.
A carne ovina é nutritiva, tem uma grande fonte de proteínas, ferro e vitaminas B. Pode substituir qualquer outra carne, nos mais variados preparos como: churrascos, assados de forno e preparados em panela.
A receita que segue foi desenvolvida com uma das turmas de alunos do Curso de Gastronomia Gaúcha da Univates, em Lajeado/RS.
Cordeiro Ensopado
Ingredientes
- 02 kg de cordeiro ou ovelha cortados em pedaços médios
- 02 colheres (sopa) de óleo
- 200 g de toucinho defumado cortado em lascas
- 01 kg de lingüiça defumada cortada em rodelas
- 01 kg de batata inglesa (pequenas) cortadas em cubos pequenos
- 05 tomates médios sem pele e picados
- 01 de batata doce cortadas em cubos
- ½ de cenouras cortados em rodelas médias
- 04 cebolas médias picadas
- 05 dentes de alho picados
- ½ pimenta vermelha picada
- 02 colheres não muito cheias (sopa) de amido de milho
- 01 copo de vinho branco seco
- Sumo de um limão
- 02 folhas de louro
- Sal e tempero verde a gosto
Modo de preparar
- Limpe bem a carne de cordeiro tirando todo excesso de gordura, tempere com sumo de limão.
- Em uma panela espaçosa ponha a fritar em óleo bem quente o toucinho e a carne de cordeiro. A seguir junte a linguiça defumada e quando estiverem douradas acrescente a cebola, o alho, a pimenta e as folhas de louro. Mexa bem, adicione um pouco de água quente para não queimar, junte os tomates, acerte o sal e deixe cozinhar em fogo brando, por aproximadamente 20 minutos. Coloque aos poucos o amido de milho diluído no vinho branco mexendo sempre até o molho ficar consistente.
- Cozinhe os legumes em separado, com pouca água e sal, quando estiverem macios retire com uma espumadeira e misture tudo com a carne mexendo com cuidado e deixe no fogo brando por mais cinco minutos.
- Decore com tempero verde bem picado.
- Sirva com arroz branco e saladas verdes.
Dica: O toucinho defumado e a lingüiça são salgados, então cuidado na hora de usar o sal.
Obs: O gaúcho não consome carne de carneiro, pois este serve somente para reprodução. A denominação “carneiro” que aparece em muitas receitas está errada. O certo é usar a expressão “carne de cordeiro” ou “carne de ovelha”.
*Receita sugerida por Karol Bednarz, originalmente publicada no Guia de receitas Gastronomia Gaúcha