Crianças e seus sonhos. Crianças e suas fantasias. Crianças e seus próprios mundos.
Quando se é criança, parece não haver problemas na vida, parece que tudo é um belo conto de fadas e que as coisas mais bizarras e impensáveis são possíveis. E, como toda criança, eu não fui diferente. Minha infância foi repleta de sonhos, fantasias, contos de fadas, brincadeiras ‘impossíveis’ – que geraram belos machucados – e muita alegria.
Quando eu era criança, ouvia as histórias de amor e aventura e acreditava que a vida era mesmo dessa forma. Meu filme favorito, por muito tempo, foi ‘Peter Pan’, porque eu achava simplesmente mágico o mundo em que a Wendy, o Peter Pan e o Capitão Gancho viviam. Uma Terra do Nunca? Onde nunca cresce, onde nunca existirão preocupações, onde nunca haverão regras? Um lugar onde é possível voar e ver fadas e sereias? Parecia um paraíso.
Conforme fui crescendo, minhas ‘ambições’ foram mudando. Outras histórias foram me conquistando. Que garota nunca sonhou em morar em um castelo e conhecer um príncipe encantado, como ‘A Bela Adormecida’? Ou então, ser uma princesa e viver no fundo do mar, como ‘A Pequena Sereia’? Contos de fadas tão bem inventados que mudaram a minha infância e ainda surtem efeito nas crianças de hoje.
Acredito que faz bem a qualquer criança criar ‘ilusões’ sobre a vida, acho que toda criança tem esse direito, desde que seja na medida certa e até a idade certa.