Final de ano é época de retrospectiva. De lembrar tudo que aconteceu ao longo do ano e, claro, de selecionar os ‘melhores’ em diversas categorias, como música, filme, ator/atriz, personagem, série, jogo e livro. 

O AdoroCinema, maior site brasileiro para quem gosta do assunto, separou uma lista com as 10 séries do ano (isso, na opinião dos colunistas e redatores do site, ok?) e nós, do Na Pilha!, resolvemos divulgá-la também, afinal conhecer ou saber um pouco mais sobre séries é sempre bom.

Confira a lista que segue na ordem do décimo para o primeiro colocado:

10- Arrow: A série de super-herói é exibida em canal aberto na TV americano e faz o maior sucesso. A série é baseada no personagem de quadrinhos Arquiero Verde e tem uma mistura de drama e fantasia. Arrow mostra a vida de Oliver Queen, um playboy que se perde em uma ilha deserta e que, após cinco anos, retorna para combater o crime e a corrupção de sua cidade. 

9- Veep: A série do gênero comédia, já está em sua terceira temporada e promete continuar fazendo sucesso. Em Veep podemos acompanhar a vida da ex-senadora Selina Meyer, agora vice-presidente dos Estados Unidos, que se vê despreparada ao encarar a possibilidade de assumir a presidência quando o estado de saúde do presidente chega a um estado crítico. Ao longo da série, Selina e sua equipe vão descobrir que nada é como se esperava e terão mutio trabalho para passar pelas integras da política com classe.

8- The Knick: A Nova Iorque de 1900 era um local tumultuado, cheia de mudanças e constantes progressos. No Knickbocker Hospital, enfermeiros e cirurgiões vão até os próprios limites e aos da medicina para salvar os pacientes, em uma época de altos índices de mortalidade e nenhum antibiótico.

7- The Good Wife: A série mostra a vida de Alicia Florrick, cujo marido Peter Florrick, um ex-advogado do estado de Condado de Cook, foi preso depois de um grande escândalo. Depois de ter passado 13 anos como uma mãe atenciosa e dona de casa, Alicia retorna ao seu antigo trabalho como advogada e fica com a responsabilidade de ciar os seus dois filhos. A série foi inspirada em fatos reais que ocorreram nos Estados Unidos.

6- House Of Cards: é uma série de drama político e tem como protagonista Frank Underwood, um impiedoso e ambicioso político que almeja um alto cargo público em Washington, D.C.. Depois de ter seu prometido cargo de Secretário de Estado entre a outra pessoa, o deputado Frank, de modo totalmente inescrupuloso, arma uma grande trama em busca de poder. 

5- Orange Is The New Black: A série se desenvolve ao redor da história de Piper Chapman, que mora em Nova Iorque, e é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal. Piper participou do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas a pedido da ex-namorada. Quando já está presa, Piper reencontra Alex e as duas reanalisam seu relacionamento e lidam com suas companheiras de prisão.

4- Mad Men: A série se passa na década de 1960, inicialmente na agância de publicidade fictícia ‘Sterling Cooper’, localizada em Nova Iorque. O foco de Mad Men é a personagem Don Draper, diretor de criação da Sterling Cooper, bem como as pessoas que fazem parte de seu círculo social. A trama tem como foco a parte profissional das agências de publicidade e as vidas pessoas das personagens que trabalham nelas. 

3- Game Of Thrones: A série, baseada nos livros ‘Crônicas de Gelo e Fogo’, de George R. R. Martin, se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde “verões duram décadas e os invernos uma vida inteira”. Game Of Thrones mostra as violentas lutas dinásticas entre as famílias nobres para ter o controle do Trono de Ferro de Westeros. 

2- Sherlock: A série leva as histórias do famoso detetive da Era Vitoriana, Sherlock Holmes, à Londres do século XXI. O Dr. John Watson é atingido por uma bala enquanto serve cmo médico no exército britânico na Guerra do Afeganistão é é forçado a regrassar a Londres. Um dia, quanto passeia pelo parque, Watson encontra um velho amigo que diz conhecer um homem que procura alguém com quem dividir um apartamento no centro de Londres. Esse homem é Sherlock Holmes, um detetive consultor a quem a Scotland Yard recorre nos casos mais complicados para os quais não consegue encontrar solução. é a partir dessa convivência que a história dos dois e da trama em geral, começa a se desenrolar. 

1- True Detective: 2014 foi, de fato, o ano de True Detective. Poucas séries foram tão comentadas, divulgadas e esperadas como essa. A série mostra que durante desessete anos, as vidades de dois detetives, Rust Cohle e Martin Hart, se entrelaçam para dar conta da caçada a um serial killer no estado de Louisiana.

E para vocês, leitores, a lista foi justa? Qual série faltou?