Dia Mundial do Livro + Top 5

-

Como a maioria de vocês, leitores do blog do Na Pilha!, já devem saber, eu sou uma leitora de carteirinha. Amo livros, amo ler, amo viajar nas histórias e ser todas as personagens que posso. Os livros parecem fazer tanta história no mundo, que, no dia de hoje, 23 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Livro.

Curiosa, fui pesquisar sobre o surgimento da data e, para a minha surpresa e de muitos, ela surgiu baseada no dia da morte de Miguel de Cervantes, romancista, dramaturgo e poeta, conhecido por escrever a obra ‘Dom Quixote’. Em 1995, a UNESCO instituiu oficialmente o dia 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em homenagem a outros grandes escritores que também faleceram nesse período (entre eles, William Shakespeare).

Em comemoração a esse dia, fiz um ‘top 5’ com os meus cinco livros (e coleções!) favoritos. Depois de muito esforço, comsegui escolher apenas cinco, mas vale lembrar que, provavelmente, mudarei de ideia, conforme vou lembrando dos outros livros já lidos.

5- é claro que eu não poderia deixar uma obra de Nicholas Sparks de fora e a minha escolhida foi ‘Diário de Uma Paixão’. Pode até parecer o maior clichê de todos, ainda mais porque esse autor é um pouco conhecido por escrever clichês de sua própria maneira, mas é um livro surpreendente. A forma como a escrita é colocada e a narração por parte dos personagens me conquistou a cada virar de páginas. A história se passa em volta de dois adolescentes, Noah e Allie, de classes sociais diferentes, que se apaixonam e enfrentam grandes barreiras para ficarem juntos, como o consentimento dos pais dela e as direnças econômicas. Ao fim de tudo isso, a história se revela de um outro ponto de vista, pois Allie se descobre com alzheimer e Noah, já não mais tão jovem, escreve sua história em um diário e lê para Allie todas as noites, com a esperança de que ela se lembre dele.

4- Uma das minhas escritoras favoritas é a Danielle Steel, uma escritoria americana, mas que cresceu na França. Ela escreveu a obra ‘Final de Verão’, que ocupa o quarto lugar da minha lista. Este livro também é um romance, assim como o escrito por Sparks, mas a diferença é que conta a história de dois adultos, que levam uma boa vida e possuem tudo o que querem. A personagem principal é Deanna, uma mulher de 37 anos que dedica sua vida ao marido, o advogado francês Marc-Edouard, que a tirou da miséria quando jovem, e sua filha Pilar. Casada há 19 anos, ela se sente solitária na mansão onde mora, principalmente no verão, quando a filha visita a família do marido na França. Marc deixa Deanna sozinha por longos períodos, nos quais ela se dedica à pintura. Em um deles, Deanna conhece Ben, um rapaz jovial e dono de uma galeria de artes. Ben lhe dá uma grande oportunidade de emprego e, ainda, desperta sentimentos e sensações inesperadas em Deanna. Os dois se entregam a essa paixão que, mais tarde, lhes traz consequências, tão boas quanto ruins.

3- Agora chegou a vez de uma grande coleção, na minha opinião. A coleção ‘Fallen’ é composta por quatro livros (‘Fallen’, ‘Tormenta’, ‘Paixão’ e ‘êxtase’) e foi escrita pela americana Lauren Kate. Cada livro possui sua própria história, mas, basicamente, todas elas giram em torno de Luce Price, uma garota que é enviada a um reformatório e dada como louca, e Daniel Grigori, um jovem misterioso que intriga Luce após salvar sua vida. No decorrer dos quatro livros, segredos são revelados e muita coisa acontece. A guerra entre anjos e demônios continua e o romance entre uma mortal e um anjo caído, Luce e Daniel, é colocado à prova no meio de tudo isso.

2- O número dois da minha lista também é uma coleção, a melhor que já li. ‘Os Imortais’ é composta por seis livros (‘Para Sempre’, ‘Lua Azul’, ‘Terra de Sombras’, ‘Chama Negra’, ‘Estrela da Noite’ e ‘Inifinito’) e foi escrita por Alyson Noël, conhecida por escrever livros de ficção e fantasia. Esta coleção não poderia ser diferente do modo como a autora escreve seus livros, e, com muita fantasia, romance e mistério, os livros são extremamente convidativos e que prendem o leitor. Ever Bloom é uma jovem garota que tinha a vida perfeita, mas que perdeu toda a sua família em um trágico acidente. Mas Ever ficou marcada para sempre. Saiu com vida, mas levando consigo o poder de conseguir ver a aura das pessoas, sejam elas boas ou ruins. Com isso, ela vive fugindo de qualquer contato com outras pessoas e se torna alguém solitário e sem amigos. Até que surge Damen, que parece solucionar todos os seus problemas e lhe proporcionar a paz que tanto precisa. Mas mal sabia Ever quem Damen era e o que poderia viver estando ao lado dele… O livro conta a história de dois jovens que possuem uma história de amor que vai além da vida. Literalmente. 

1- E, por fim, o melhor livro que já li: ‘Cidades de Papel’. Não deve ser uma surpresa, mas não me canso de dizer o quanto esse livro é maravilhoso! Escrito por John Green (sim, o mesmo autor do tão falado ‘A Culpa é das Estrelas’), o livro conta a história de dois adolescentes que se conhecem desde pequenos. Quentin é apaixonado por Margo e nutre um amor platônico pela garota, que parece ser o sonho de qualquer cara. Em um relacionamento um tanto estranho, os dois vivem aventuras juntos, até o momento em que Margo foge de casa e Quentin vai atrás, a procura da, até então, amiga. No fim, Quentin encontra Margo, mas as coisas não saem como o planejado. Ao longo da leitura, é revelada uma narração feita de uma forma muito envolvente e que faz o leitor repensar sobre alguns conceitos em sua vida. Foi por isso que me apaixonei pelo livro e ele se tornou meu favorito. Nem é tanto pela história, mas pela forma como ela é escrita. Um grande livro. 

 

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido