O Enem começa amanhã!!!!!! (Sim, estou gritando!!!!!) Nervos a flor da pele, ansiedade em nível máximo, medo gritante e expectativa que não para de crescer. Só quem vai fazer a prova sabe do que estou falando. Mesmo que a gente tente se manter calmo, tente não pensar muito no assunto, tente pensar positivo… é difícil. Todo mundo quer passar. Todo mundo quer mandar bem. Todo mundo quer sentir orgulho de si mesmo. Mas são oito milhões de brasileiros que querem as mesmas coisas…
A redação sempre é o bicho papão da prova, para a maioria das pessoas. Preciso dizer que, particularmente, o que mais me apavora é a parte das exatas, como matemática, física, etc… Tudo o que envolve cálculos, eu gostaria de passar longe. Mas, como a maioria sempre vence, estou aqui hoje pra falar um pouquinho mais sobre a redação.
Muitas especulações já foram feitas sobre os supostos assuntos que poderiam ser tema da redação do Enem 2014, entre eles: desigualdade social no Brasil; Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 no Brasil; eleições 2014; questões ambientais; o comportamento dos jovens nas mídias sociais; liberação da maconha; entre outros. A questão é: com toda a certeza, vai ser um tema de abrangência nacional. Então, fiquem ligados na televisão, na internet e até no rádio! é preciso estar por dentro de tudo o que acontece no país.
E é claro que todos nós temos nossos assuntos favoritos! Aqueles que gostaríamos que realmente fossem temas da redação, pois sabemos que conseguiríamos falar sobre o assunto e desenvolver um texto coerente, que demonstrasse todo o nosso conhecimento. Entre os meus favoritos, estão: variedade linguística – modo de falar dos brasileiros nas diferentes regiões; liberação da maconha; a saúde pública no país; os eventos esportivos no Brasil; manifestações e protestos dos brasileiros; consumo de álcool por adolescentes e por aí vai…
No fim, tudo o que precisamos saber é: estar preparado, ter a consciência de que não é o fim do mundo se não der certo (haverão outras oportunidades, calma!!!!!), manter a calma e fazer aquilo que acreditamos saber. Com o resto, a gente se vira!
Boa sorte pra você e pra mim! 😉