Em mais um Na Pilha! World Tour, levamos vocês, leitores, em uma viagem à Flórida, estado localizado no sudeste dos Estados Unidos. Com suas belezas naturais, parques temáticos e pontos turísticos mais visitados do planeta, a Flórida também é referência nos estudos e no mercado de trabalho mundial. Nesta edição, vocês poderão conferir os relatos do estudante Marcelo Luiz Konzen, que está no país americano para estudar e, também, (é claro), aproveitar o que o local tem de melhor a oferecer.
Fora do Brasil há aproximadamente cinco meses, o venâncio-airense estuda Engenharia Elétrica na Florida State University, localizada na capital do estado da Flórida, Tallahassee, nos Estados Unidos. Através do programa Ciência Sem Fronteiras, o jovem de 20 anos escolheu o país americano por causa do excelente nível acadêmico das universidades. A escolha da instituição também se deu pelo mesmo motivo, além do destaque em sua área de estudo.
O clima do exterior está entre os detalhes favoritos de Marcelo na Flórida. Em geral, muito quente e abafado, também pode apresentar invernos rigorosos, chegando até a -7 ºC. “Outro ponto interessante é que os nativos estão habituados a receber visitantes de outras nacionalidades e se mostram bastante prestativos, fazendo perguntas relacionadas ao nosso país de origem”, comenta o estudante. Entretanto, o fato de as cidades americanas serem muito grandes em extensão dificulta um pouco na locomoção de um local para o outro, causando a impressão de que tudo é distante.
Marcelo relata que, quando chegou aos Estados Unidos, esperava encontrar pessoas nem tão calorosas e acolhedoras quantos os brasileiros, porém, de modo geral, os americanos recebem os estrangeiros muito bem, dedicando tempo e atenção. “Percebi que os brasileiros são de sorriso fácil e as pessoas de outras nacionalidades aparentam mais seriedade”, comenta. A saudade de casa, dos amigos e da família, também está sempre presente.
Marcelo, que nunca tinha viajado para fora do Brasil, revela que, durante sua estadia nos Estados Unidos, já teve a oportunidade de conhecer Orlando e Miami, cidades famosas por suas belas paisagens e parques temáticos, e que ainda pretende visitar outros lugares. “Viver em outro país é uma experiência única e desperta uma vontade de conhecer diferentes lugares”, conta. “Pretendo conhecer outros países no futuro”.