Depois de passar cerca de três dias percorrendo a metade norte da Highway 1, na Califórnia, mudei de rota e segui para o Vale do Silício, motivo principal da minha viagem. A região, que compreende cerca de uma dezena de cidades, é sede de algumas das empresas de tecnologia mais famosas, além de universidades reconhecidas em todo o mundo.

O mais legal é que a maioria delas recebe bem os turistas, permitindo que aproveitem as áreas comuns, ou seja, você pode tomar um café ao lado de funcionários do Facebook, Google ou Apple; ou ainda, almoçar com professores e alunos de Stanford. Algumas, ainda mantêm em suas sedes lojas das marcas, onde é possível adquirir souvenirs personalizados.
Se você gosta de tecnologia, e quer respirar um pouco desse ar de inovação e coisas bacanas, o Vale do Silício merece a visita!
***
COMO SE LOCOMOVERSegui com o carro alugado, como explicado neste post. é bem importante ter os endereços dos locais a serem visitados em mãos (abaixo, forneço os que visitei), e agrupá-los por cidades, para otimizar o tempo e facilitar a locomoção.
Dica do trajeto: se você também estiver vindo da Highway 1, ao sair de San Simeon e seguir pela rodovia indicada pelo GPS, você vai passar por uma estrada que cruza lindas colinas verdejantes, chamada sugestivamente de Green Valley; além de uma região de vinhedos, localizada próxima a cidade de Paso Robles. Se tiver tempo, você pode se programar para conhecer a região. Não fiz nenhuma parada ali, em função da minha PROGRAMAÇÃO, mas estes posts (aqui e aqui), além de outras buscas no Google, podem te ajudar.
***
ONDE DORMIRQue sufoco encontrar acomodação no Vale do Silício sem precisar vender todos os bens que um dia já tive na vida! Exageros à parte, as acomodações nas cidades da região possuem tarifas bem altas, ao menos para a minha viagem low cost. Para piorar, viajei na semana pré-final do Super Bowl, evento que inflacionou muito as hospedagens.
Fiquei cerca de três meses monitorando os preços no booking.com, até achar algo com bom custo-benefício. O Motel 6 Sunnyvale North, como o nome diz, está localizado em Sunnyvale, uma cidade bem pequena, que é sede de empresas como Linkedin e Yahoo. A sede do Google, embora fique em Montain View, também é bem próxima.
As diárias custaram cerca de U$100, e achei as acomodações muito boas. O quarto era espaçoso e confortável, mas não tinha facilidades como frigobar, micro ondas ou cafeteira, o que inviabilizava fazer refeições no próprio hotel (e consequentemente aumentou o custo de alimentação diária). Mas comparado aos preços que já tinha visto, fiquei feliz com o custo!
***
O QUE VISITARNo meu roteiro, dei preferência para as empresas das quais eu utilizava os serviços, além de universidades. Visitei tudo sem pressa, procurando sentir bem o clima de cada lugar, e também conversar com funcionários ou alunos, sempre que possível.
Se você estiver planejando uma visita ao Vale do Silício, sugiro listar as empresas ou locais que gostaria de conhecer, e depois procurar o endereço no Google. A região também possui vários museus, muitos interativos, ligados à história da tecnologia.
Veja em fotos, alguns dos locais visitados:
> STANFORD
Visitor Center:Endereço: 295 Galvez Street, Stanford, CA 94305OBS.: Programe-se para chegar no horário de um dos tours guiados: 11h ou 15h30min



***
> GARAGEM DA HP
Endereço: 367 Addison Ave, Palo Alto


***
Endereço: 1 Hacker Way, Menlo Park





***
>> GARAGEM DO STEVE JOBS
Endereço: 2066 Crist Drive, Los Altos

***
>> GOOGLEPLEX
Endereço: 1911 Landings Dr, Mountain View (Pode colocar este endereço no GPS, mas quando você chegar lá, verá que a sede ocupa várias quadras. Estacione o carro e passeie a pé.)





***
>> APPLE
Endereço: 1 Infinite Loop, Cupertino

***
>> UNIVERSIDADE DE SANTA CLARA
Endereço: 500 El Camino Real, Santa Clara


***
>> UNIVERSIDADE DA CALIFóRNIA
Endereço: Berkeley, CA 94720






***
Essas foram as minhas visitas no Vale do Silício. De lá, peguei a estrada para ir a San Francisco, onde curti os dias finais dessa viagem. Nos links abaixo, leia mais sobre essa aventura!
>> Viajar sozinha: as paranoias e as dicas de segurança
>> Na Pilha! pelo Mundo – Roteiro na parte norte da Highway 1
>> Na Pilha! pelo Mundo – Os pontos turísticos de San Francisco