Retratada em diversos filmes, San Francisco é uma cidade divertida e amigável. é possível caminhar sem pressa pelas ruas, curtindo uma arquitetura que mistura o antigo estilo vitoriano, com grandes e modernos prédios. Essa é uma cidade para passear a pé ou de bicicleta, aproveitando para conversar no caminho com os simpáticos moradores, sempre dispostos a bater um papo com os turistas.

Depois de passar pela metade norte da Highway 1, e conhecer os principais pontos do Vale do Silício, meu mochilão chegou na última etapa. Abaixo, listo para vocês os principais pontos a serem visitados, além das dicas de hospedagem e transporte.

Foto: Reprodução / Na Pilha!Roteiro completo do mochilão, uma rota de aproximadamente 775km
Roteiro completo do mochilão, uma rota de aproximadamente 775km

***

ONDE DORMIRSan Francisco pode ser uma cidade bem cara quando o assunto é hospedagem. No entanto, oferece mais opções, o que torna mais fácil conseguir algo que se encaixe no seu orçamento. Desde o início, decidi que queria ficar em um hostel, tanto pela economia, quanto pela experiência. E não me decepcionei nem por um minuto. Fiquei hospedada no HI San Francisco Downtown, um hostel bem bacana com excelente localização. Para ficar em um dormitório feminino com quatro camas, paguei um valor de U$ 50 a diária, incluindo café da manhã.

Tive a sorte de pegar ótimas companheiras de quarto, meninas bem queridas de nacionalidades como Coreia, Tailândia e Suíça. No café da manhã, feito em conjunto na cozinha, novas nacionalidades: era fácil conversar com outros viajantes de diferentes partes do mundo.

Se você consegue sobreviver alguns dias sem tanto conforto, recomendo fortemente a experiência. Basta ter alguns cadeados para deixar seus pertences chaveados no quarto, e levar um chinelo para o banho no banheiro coletivo. De resto, é só ser feliz!

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Living do hostel: espaço para convivência com outros hóspedes
Living do hostel: espaço para convivência com outros hóspedes

***

COMO SE LOCOMOVERSe você está fazendo um roteiro parecido com o meu, a primeira providência ao chegar em San Francisco é entregar o carro. E provavelmente até entregar o carro, você vai se aborrecer no trânsito. Com ruas antigas e estreitas, San Francisco não é o paraíso das quatro rodas. Levei cerca de 45 minutos para fazer algo em torno de três quilômetros.

Dica: Se o seu contrato com a locadora prevê a entrega do veículo com o tanque cheio, ao chegar na cidade (eu entrei pela Bay Bridge) logo coloque ‘posto de gasolina’ de gasolina no GPS. Isso porque ao avançar mais para dentro da cidade, você não encontrará tanta oferta de postos. Resolva essa questão primeiro, e depois siga para entregar o carro.

Para se locomover em San Francisco, a dica é utilizar o ótimo transporte público. Você pode usar o metrô ou as linhas de ônibus, ou ainda, os cable car, os simpáticos bondinhos da cidade. Essa opção é um pouco mais cara: U$ 7 o trecho, ou U$ 20 um passe para todo o dia.

Mas se você for uma pessoa disposta, minha dica é se locomover de bicicleta ou a pé. Em um dos dias que estive na cidade, aluguei uma bicicleta e utilizei o super completo sistema de ciclovias para conhecer a maioria dos pontos turísticos. No outro dia, fiz todos os demais roteiros a pé, aproveitando para caminhar nas ruas da cidade.

***

LOCAIS PARA VISITAR

> Lombard StreetFamosa por ter aparecido em vários filmes, a Lombard Street é uma das ruas mais íngremes dos Estados Unidos. Possui um formato em zigue-zague, para possibilitar a passagem dos carros, e uma escadaria nas suas laterais, para facilitar o tráfego de pedestres.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!A dica é pegar um cable car próximo a Union Square, e descer quando o motorista gritar
Se você estiver hospedado próximo a Union Square, a dica é pegar um cable car e descer quando o motorista gritar ‘Lombard Street’

> Cable CarHistóricos, os simpáticos bondinhos chamados de cable cars, cruzam a cidade transportando turistas. Não deixe de conversar com os divertidos motoristas e cobradores, que adoram falar sobre a cidade.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Cable car de San Francisco
Cable car de San Francisco

> Píer 39Lugar movimentado e charmoso, é repleto de lojinhas e restaurantes, alguns famosos em todo o mundo, como o Hard Rock Café. No local, também é possível observar dezenas de lobos marinhos, que fazem do local um refúgio seguro para se alimentar e procriar.

Dica: Se você seguiu a sugestão acima, pode ir a pé da Lombard Street até o Píer 39. Basta chegar no ‘topo’ da Lombard, onde o cable car te deixou, e seguir por aquela rua em direção à baía (você vai ver o mar de onde você está). Passeie por toda a extensão da rua que costeia o mar, até chegar ao Píer 39.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Pare alguns minutos para observar os lobos marinhos que ficam ao redor do Píer 39
Pare alguns minutos para observar os lobos marinhos que ficam ao redor do Píer 39
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Carrosel no Píer 39
Carrosel no Píer 39
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Lojinha de chocolates artesanais
Lojinha de chocolates artesanais
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Lojinha fofa de doces
Lojinha fofa de doces
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Entrada do Hard Rock Café
Entrada do Hard Rock Café
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Prepare-se para encontrar bastante movimento no Píer 39
Prepare-se para encontrar bastante movimento no Píer 39

> Parque Golden Gate e Ponte Golden GateCartão postal de San Francisco, a Golden Gate é passeio obrigatório. Inaugurada em 1937, tem 2,7 mil quilômetros de extensão, e pode ser atravessada de carro e a pé, embora a maneira mais charmosa é fazer o percurso de bicicleta. Isso é possível alugando, por cerca de U$ 35 por um dia inteiro, uma bike. O passeio mais comum sai do centro da cidade, passa pelo Parque Golden Gate, cruza a ponte, e vai até a cidade de Sausalito, de onde os turistas voltam utilizando o ferry boat, um barco que faz o trajeto até o porto de San Francisco.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Aproveite as ciclovias de San Francisco para fazer esse passeio de bike
Aproveite as ciclovias de San Francisco para fazer esse passeio de bike
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Parque Golden Gate
Parque Golden Gate
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Vista da Golden Gate
Parada antes de atravessar a Golden Gate
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Vista da chegada em Sausalito
Vista da chegada em Sausalito

> PrefeituraEscolha um dia da semana e visite a linda Prefeitura de San Francisco. Além de conferir a arquitetura do prédio e as exposições, é possível assistir aos casamentos civis que ocorrem ali, em meio ao público, a cada 10 minutos, em média. Aproveite para conferir os ensaios fotográficos realizados no local, muitos deles emocionantes pela felicidade dos noivos. 

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Prefeitura de San Francisco
Prefeitura de San Francisco
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Vista interna da Prefeitura
Vista interna da linda Prefeitura, com casal de noivos ao centro

> Esquina literáriaEssa é para quem é louco por livros! Na esquina entre as ruas Broadway e Columbus, no fim da Chinatown, estão localizados marcos importantes para a cena cultural americana, como a Livraria City Lights e o Café Vesúvio.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!City Lights e seus mais de 50 anos
City Lights e seus mais de 50 anos
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Registro da parte interna da City Lights
Registro da parte interna da City Lights
Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!Esquina da Broadway com a Columbus
Esquina da Broadway com a Columbus

> Paited LadiesLocalizada na Alamo Square, as Painted Ladies são famosas por já terem sido cenário de diferentes filmes. São seis casinhas vitorianas, praticamente idênticas, mas de cores diferentes.

Foto: Arquivo Pessoal / Na Pilha!As lindinhas Paited Ladies
As lindinhas Paited Ladies

***

Assim se encerra esse mochilão. Foram dez dias incríveis, de muito conhecimento e aprendizado. Espero que vocês tenham gostado do roteiro, e se conhecem algum dos destinos, por favor, conte para a gente nos comentários.

Nos vemos na próxima viagem!

***

Leia também:

>> Na Pilha! pelo Mundo – Roteiro na parte norte da Highway 1

>> Na Pilha! pelo Mundo – Dicas para conhecer o Vale do Silício

>> Viajar sozinha: as paranoias e as dicas de segurança