Se Rony Weasley tocasse guitarra, certamente Guilherme Henz Leissmann seria chamado para o papel, um dos principais na saga Harry Potter. Isso porque não falta entusiamo ao jovem de cabelos ruivos, que brilha os olhos quando fala de música.
Guilherme, hoje com 18 anos, iniciou aos cinco o aprendizado de instrumentos musicais. Foi o professor Célio Elgert quem incentivou o jovem a tocar flauta, e o convidou para fazer parte da hoje extinta ‘Orquestra 100 Notas’.
Aos 10 anos, ao ingressar no Colégio Oliveira Castilhos, passou a tocar saxofone, sob a orientação do professor Elemar Müller, que também o regeu enquanto fez parte da banda da escola.
– Conheça a história da violinista Mariana Krewer.
– Veja a aula que o pilhado Gean teve com Mariana Krewer para aprender a tocar violino.
Nesse meio tempo, Guilherme inscreveu-se para participar da Orquestra de Venâncio Aires, onde tocou saxofone por quatro anos. Foi depois de ver o regente da época, ádrio Schwingel, tocando guitarra, que o guri se apaixonou pelo instrumento. Passou a estudá-lo e, no fim de 2013, assumiu o posto de guitarrista do grupo.
Atualmente, o jovem dedica-se a compor canções, e também pretende formar uma banda de blues. Neste ano, o objetivo de Guilherme é dedicar-se à música, e também aos conhecimentos necessários para obter uma boa nota no Enem. Isso porque pretende ingressar na faculdade de Música, na Universidade Federal de Santa Maria.
Perguntado sobre o futuro, Guilherme diz que pretende aproveitar as oportunidades.
Isso é muito difícil, mas seria incrível compor uma música que fizesse sucesso. E também adoraria ser regente de uma orquestra.
Está aí um jovem para o regente da Orquestra de Venâncio Aires, Daniel Böhm, inspirar.
>> Matéria publicada na edição do caderno Na Pilha! em 7 de janeiro de 2015.