O grande dia está se aproximando, 14 de setembro, data que marca o Baile de Debutantes do Rotaract Club de Venâncio Aires. Enquanto os preparativos para a grande festa estão a mil, a debutante Bianca Jordana Ribeiro parece estar com ‘borboletas no estômago’ à espera deste momento tão especial. E não é só ela, a família toda está na expectativa desde que a menina, moradora de Linha Campo Grande, foi selecionada para o tradicional baile. “Desde o ano passado já estávamos comentando sobre o meu aniversário de 15 anos. A nossa ideia era fazer um almoço em família para não deixar a data passar em branco, porque o orçamento estava mais apertado”, recorda Bianca.
Mesmo assim, a jovem que completou 15 anos no dia 8 de setembro, não perdeu as esperanças e foi incentivada pela família a se inscrever no Baile de Debutantes do Rotaract. “Sempre pensei positivo desde que fiz a inscrição. Isso representa a realização de um sonho para mim”, afirma. Após a seleção, no fim de abril, Bianca teve diferentes experiências em grupo. “Foi muito legal, aprendi coisas novas, conheci várias meninas e profissionais que realizaram as palestras. De todas a que mais gostei foi o curso de maquiagem”.
A cada dia que passa, a jovem está se preparando para conter o nervosismo e a ansiedade para o ‘grande dia’. “Vai ser uma noite muito especial porque todas as pessoas que eu gosto estarão reunidas. Espero que tudo dê certo e eu guarde este momento por toda a vida”, finaliza Bianca.
Emoção de mãe e filha
Ter uma noite de princesa sempre foi o sonho de Fernanda Appel Dutra, 14 anos, que também vai debutar no sábado. Foi através da participação de uma amiga, no ano passado, que ela conheceu o projeto. “Eu não tenho condições de fazer uma festa de 15 anos. Me inscrevi e fui escolhida.” Ela lembra com carinho do momento em que ficou sabendo que participaria do baile. “Eu estava jantando e eles me ligaram, eu fiquei tão feliz que comecei a chorar,” diz.
Entre os sentimentos de felicidade e ansiedade, Fernanda aguarda a noite tão desejada. “Acho que vai ser emocionante, sou muito grata pelo Rotaract me proporcionar esse momento.”
Além da noite do baile, as meninas participaram de oficinas preparatórias. “Conhecemos muitas pessoas e ao decorrer das atividades criamos laços. Acredito que muitas amizades vão permanecer”.
A mãe de Fernanda, Maria Cristina Appel, 53 anos, diz que para os pais esse baile também é muito importante. “É um momento emocionante. O pessoal do Rotaract é dedicado e atencioso com as gurias. O projeto é lindo.”
“Gratidão é a palavra para tudo isso”
A noite de sábado também vai ser especial para Elisandra Aparecida de Almeida Feiden, 15 anos. Ela conheceu o projeto pelas redes sociais, mas foi através do incentivo de uma prima que resolveu se inscrever. “Eles me ligaram e falaram que eu estava pré selecionada, fui para a votação popular e ganhei com 710 curtidas”, diz a menina, feliz.
A jovem diz estar bem ansiosa. “Acho que a noite do baile será fantástica.” Entre a programação das debutantes, foi realizado um ensaio de fotos. “Eu nunca tinha feito um ensaio fotográfico, no início estava nervosa e envergonhada, mas depois me soltei”, lembra.
Sobre a vivência, a guria comenta que os momentos vão ficar marcados para a vida toda. “As amizades eu vou levar para a vida. Acho que a amizade com o pessoal do Rotaract também, pois eles são muito queridos com nós, são incríveis.”
“É incrível viver este momento”
A adolescente Andressa Guterres Kunz, 15 anos, já conhecia o projeto pelas edições anteriores. Ela comenta que sua mãe sempre pediu para ela se inscrever, mas foi através de uma colega, que também vai debutar, que a jovem resolveu participar.
No momento em que recebeu a notícia, a felicidade tomou conta. “No primeiro instante não acreditei, mas quando caiu a ficha comecei a pular.” A jovem também diz que sua mãe está acompanhando e sonhando junto com ela. “Ela está mais ansiosa do que eu”, diz.
A debutante acredita que com todas as oficinas oferecidas antes do baile, cada participante acaba evoluindo. “Além de criar vínculos e fazer amizades, ganhei vários aprendizados. E o pessoal do Rotaract é muito divertido com nós”.
A noite do baile está se aproximando e a adolescente fica mais ansiosa. “Eu acho que sábado vai ser maravilhoso, vamos nos divertir muito.”
Como funciona o Baile de Debutantes?
Segundo a presidente do Rotaract Club Venâncio Aires, Jéssica Becker, neste ano, acontece a 3º edição do Baile de Debutantes do Rotaract. O projeto permite a participação de meninas entre 14 e 15 anos, que realizam a inscrição após divulgação do cronograma nas redes sociais. Depois da etapa de inscrição, são avaliadas as fichas e escolhidas 17 meninas que recebem a visita da galera do Rotaract. Em seguida, são nove selecionadas e três pré-selecionadas que vão para votação popular, sendo escolhida uma. Ao todo, em cada edição foram 10 debutantes.
As princesas da noite ganham tudo da organização do evento, como a preparação dos cabelos, maquiagem, unhas, vestidos, sapato, brincos, anel e meia-calça para abrilhantar a festa. Além disso, durante os quatros meses de preparação para o grande dia, elas participam de oficinas diversificadas para incentivar no desenvolvimento pessoal das escolhidas. As debutantes só precisam ajudar na venda de, no mínimo, dez ingressos para o jantar.