Para incentivar o aprendizado da PROGRAMAÇÃO, a Folha do Mate, ao encontro de sua bandeira temática anual, o Ano do Empreendedorismo, está com inscrições abertas para seu novo projeto, chamado SmartCode. Trata-se de cursos que ensinam a criar games com Scratch (computador) e aplicativos Android com App-Inventor (smartphones). Atualmente, é possível inscrever-se em três diferentes turmas, para participantes com idades entre 8 e 12 anos, e entre 13 e 16 anos, nos turnos manhã e tarde. Para saber mais informações, basta acessar o site folhadomate.com ou enviar e-mail para [email protected].
A seguir, confira o papo que tivemos com o professor responsável pelas aulas, Luiz Henrique Rauber Rodrigues. Formado em Ciências da Computação, ele também é mestre em Nanociências, e palestrante em vários eventos bacanas, como Fisl e Campus Party. Acompanhe:
Quais as profissões irão exigir o conhecimento de PROGRAMAÇÃO hoje, e também no futuro? Pra mim, quase todas. O domínio de uma linguagem de PROGRAMAÇÃO específica, como um PHP, é uma exigência de uma profissão de programador, desenvolvedor ou analista de software em seus vários níveis, mas acredito que, mais importante do que o domínio de uma linguagem para as profissões de hoje e do futuro, é a capacidade de analisar e criar algoritmos, e entender a lógica de PROGRAMAÇÃO. Com isso, qualquer que seja a área em que se for trabalhar, o seu pensamento torna-se mais ágil, eclético, e aprende-se mais rápido qualquer software que se precisa usar.
Qual a importância das linguagens que serão aprendidas no curso ‘SmartCode’?As linguagens de PROGRAMAÇÃO Scratch e App-Inventor, que serão utilizadas no curso, facilitam o entendimento de lógica e dos algoritmos, que são essenciais para o desenvolvimento de softwares, sites e apps. E elas não foram criadas ao acaso. Na estrutura de seu funcionamento estão envolvidas instituições como o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e empresas como Google.
Onde essas linguagens podem ser aplicadas?Ambas linguagens do SmartCode tem o foco educacional. No caso do Scratch, esse é o mais utilizado por grupos e escolas para introdução a PROGRAMAÇÃO. Da mesma forma, já vi pessoas entregando apps profissionais feitos através do App-Inventor. Eu utilizo estas linguagens para iniciar meus alunos, para posteriormente chegarem a linguagens como Java, PHP e Android.
Qual o diferencial que estes alunos terão após a realização do curso?A capacidade para analisar e criar algoritmos e a entender a lógica de PROGRAMAÇÃO. Depois, é com eles: se o ‘bichinho hacker’ os pegar, irão para a área da tecnologia; caso não, com certeza serão profissionais mais antenados com o mundo.