Uma das maiores rivalidades do futebol mundial ganha um novo capítulo com a chegada da temporada 2025. Grêmio e Internacional, os dois principais clubes do Rio Grande do Sul, que acumulam histórias de conquistas nacionais e internacionais, se preparam para disputar os principais campeonatos e, especialmente, para ser o grande vencedor do Gre-Nal.
Todo ano, a disputa entre os tricolores e os colorados movimenta o Estado e todos os amantes do futebol, que esperam pelo clássico gaúcho, um jogo repleto de história, golaços e muito vigor físico. Além dos sonhos nacionais e internacionais, Grêmio e Inter duelam em um clássico especial, o Gre-Nal. O primeiro duelo do ano, na primeira fase do Gauchão 2025, terminou empatado, porém criou uma grande expectativa para o próximo encontro. Que pode ser talvez já nas semifinais.
A cada temporada, os principais times gaúchos apresentam um alto nível de dificuldade para os rivais. Para entender as reais chances de as duas equipes aspirarem a algum troféu em 2025, é possível analisar o mercado que fizeram e visitar o melhor comparador de odds do Brasil, para verificar quais são as probabilidades de seus possíveis triunfos nas competições em que estão envolvidas.
Como foi o ano de 2024 para Grêmio e Inter?
As duas principais equipes do Rio Grande do Sul não passaram ilesas da catástrofe que atingiu o Estado em 2024. As enchentes que arrasaram diversas cidades gaúchas também afetaram Grêmio e Inter, que viram seus estádios alagados, e o planejamento do ano foi completamente alterado, afetando o rendimento dos atletas, que como seres humanos também sofreram.
Pelo lado do Imortal Tricolor, a temporada começou bem com o título do Gauchão, com uma vitória sólida sobre o Juventude, porém foi a única alegria da nação azul, preta e branca. Na Copa do Brasil, o Grêmio foi eliminado nas oitavas de final pelo Corinthians; a Libertadores foi palco de um duelo de tricolores, e o Fluminense levou a melhor, deixando o Grêmio fora nas oitavas. No Brasileirão, a equipe comandada pelo Renato Gaúcho não conseguiu engrenar e acabou o ano com mais derrotas (17) do que vitórias (12), e terminou na 14ª colocação.
A temporada do Colorado começou com duas duras eliminações para o Juventude, a primeira na semifinal do campeonato estadual e a segunda na terceira fase da Copa do Brasil, quando o alviverde venceu no Beira Rio e conseguiu segurar um empate em casa. O ano do Inter só mudou no Brasileirão. Sob o comando de Roger Machado o time encontrou uma forma sólida de jogar e ameaçou o Botafogo, porém, uma série de tropeços na reta final deixou o Colorado na 5ª colocação, garantindo uma vaga direta na Libertadores de 2025.
Reforços para 2025 e os objetivos das equipes
Ano novo, vida nova. O famoso ditado popular serviu para os clubes gaúchos que começaram 2025 com uma série de mudanças nos elencos e comissões técnicas. Entre saídas e chegadas, Grêmio e Inter se preparam para uma nova oportunidade de triunfar e levar orgulho ao Rio Grande do Sul.
O Colorado aproveitou o início da temporada para abrir espaço no elenco e acomodar rostos novos que podem fazer a diferença. Entre as saídas mais impactantes está a do atacante Lucas Alario, que chegou com tudo, porém, não rendeu e assinou com o Estudiantes. No geral, as principais peças do elenco foram mantidas, destaque para o lateral esquerdo Bernabei, que depois de uma boa temporada foi comprado junto ao Celtic, da Escócia.
Já no Tricolor a campanha abaixo do esperado causou grandes mudanças. O primeiro a perder o posto foi o técnico Renato Gaúcho, que deu lugar ao argentino Gustavo Quinteros, que venceu a Copa Sul-Americana com o Racing. Além do mister, o Grêmio buscou no mercado internacional novos atletas; Tiago Volpi chegou do México para ocupar a meta, o volante Cuéllar rescindiu com o Al- Shabab e vai vestir azul, branco e preto em 2025 e, por último, o atacante Francis Amuzu foi comprado do Anderlecht e fará uma dupla de frente internacional ao lado de Martin Braithwaite.
Essas foram as principais mudanças da dupla Gre-Nal para a temporada 2025. Ambos os clubes almejam uma temporada vitoriosa e se prepararam para enfrentar os desafios que o futebol brasileiro apresenta, com uma das ligas mais equilibradas do planeta. Os torcedores podem esperar mais um ano de rivalidade acirrada e grandes duelos.