Onde tem futebol tem rivalidade, e num país com tanta tradição, paixão e competição como o Brasil, o que não falta são clássicos para mexer com o coração de quem ama o esporte. Os maiores clássicos do Brasil são prova disso.
Tratam-se de confrontos que, de norte a sul do País, são a razão de existir dos campeonatos estaduais, que mexe com o coração de quem faz aposta e que divide cidades e até famílias
Confira abaixo seis clássicos de diferentes cantos do País que envolvem não apenas a disputa dentro das quatro linhas, mas também histórias centenárias, rivalidades intensas e momentos épicos. Confira!
Ba-Vi (Bahia x Vitória)
O Ba-Vi é o maior clássico da Bahia e, para muitos, de todo o futebol nordestino. A rivalidade entre Bahia e Vitória carrega um forte componente histórico e social, representando diferentes camadas da população soteropolitana.
O Bahia é tradicionalmente identificado com os setores mais populares da capital baiana, enquanto o Vitória é tido como um clube da elite de Salvador, embora hoje tenha uma torcida igualmente diversa.
Dentro de campo, o primeiro Ba-Vi foi disputado em 1932, e desde então são 195 triunfos para o Bahia no confronto e 163 para o Vitória. Em abril, os rivais se enfrentaram na final do Campeonato Baiano, vencido pelo Tricolor de Aço.
Clássico dos Milhões (Flamengo x Vasco)
Apesar de não ser tão famoso quanto o Fla-Flu, o Clássico dos Milhões é o que realmente mexe com o Rio de Janeiro. O apelido “milhões” não é por acaso: trata-se das duas maiores torcidas do Rio de Janeiro e é o confronto que mais vezes colocou mais de 100 mil torcedores no estádio.
Este é o clássico que mais decidiu campeonatos cariocas, sendo 14 no total (10 vencidas pelo Flamengo). Eles se enfrentaram em semifinais do Brasileirão e na decisão da Copa do Brasil de 2006, também vencida pelo time da Gávea.
Ao todo são 428 partidas, sendo 167 vitórias flamenguistas e 139 vitórias vascaínas. Pelo primeiro turno do Brasileirão de 2025, o último confronto até o momento, os times ficaram no 0 a 0.
Clássico Mineiro (Cruzeiro x Atlético-MG)
O clássico dos dois maiores times de Minas Gerais extrapolou os limites do estado na década passada, com os dois times vivendo uma ótima fase no começo dos anos 2010.
Em 2013, o Atlético-MG conquistou a Libertadores. No mesmo ano e no seguinte, o Cruzeiro foi bicampeão brasileiro. O confronto direto entre essas potências veio na final da Copa do Brasil de 2014, que consagrou o Galo e fez de BH a “capital do futebol”.
Além desses embates nacionais, Galo e Raposa decidiram o Campeonato Mineiro 26 vezes, 14 deles vencidos pelos cruzeirenses. Ao todo são 527 partidas, sendo 213 vitórias atleticanas e 173 do Cruzeiro.
Dérbi Paulista (Palmeiras x Corinthians)
Outro clássico repleto de rivalidade, tradição e confrontos históricos é Palmeiras e Corinthians, que virou até pano de fundo para o filme “A História de Romeu e Julieta”.
Essa disputa centenária já decidiu oito edições do Paulistão, duas do extinto Torneio Rio São Paulo e uma do Brasileirão. Além disso, os dois maiores rivais da capital paulista também se enfrentaram em quartas e semifinais de Libertadores, ambas vencidas pelo Palmeiras.
Ao todo são 385 jogos, sendo 136 vitórias alviverdes e 131 vitórias alvinegras. Em 2025, os rivais já ficaram frente a frente quatro vezes. O Corinthians foi campeão paulista em cima do rival, mas poucas semanas depois o Palmeiras venceu o dérbi no Brasileirão.
Gre-Nal (Grêmio x Internacional)
Tido por muitos como o maior dos maiores clássicos do Brasil e presente em diversas listas de maiores rivalidades do mundo, Grêmio e Internacional dividem Porto Alegre entre azul e vermelho.
Assim como outros confrontos, Grêmio e Inter carregam um contexto sociopolítico por trás da rivalidade. O Grêmio era ligado à comunidade alemã e não permitiu que os irmãos Poppe, paulistas, entrassem no clube. Estes fundaram o Internacional, o primeiro dos dois times a aceitar negros e pardos no plantel.
Grêmio e Internacional já protagonizaram 16 finais de Campeonato Gaúcho, com oito títulos para cada lado, sendo o mais recente deles na final de 2025, vencida pelo Inter.
Eles também fizeram o histórico “Gre-Nal do fim do mundo”, o primeiro clássico gaúcho em uma Libertadores e o último jogo com torcida no Brasil antes da paralisação por conta do covid-19, em 2020.
Ao todo, Grêmio e Internacional se enfrentaram 447 vezes, sendo 165 vitórias coloradas e 141 vitórias gremistas.
Re-Pa (Remo x Paysandu)
Remo e Paysandu protagonizam o maior clássico do Pará e de toda a região Norte do Brasil. Querido por quem ama o futebol alternativo e faz bet, é um clássico com mais de 700 confrontos em mais de 110 anos de história.
Os dois times de Belém já se enfrentaram no Brasileirão das séries A, B e C, na Copa Verde e em outros campeonatos regionais já extintos. Mas é no Campeonato Paraense que a rivalidade aflora, isso porque os rivais venceram 97 das 112 edições do torneio, sendo 50 para o Papão e 47 para o Remo.
Até 2024, Remo e Paysandu se enfrentaram 776 vezes, sendo 268 vitórias para o Leão Azul, 265 empates e 243 vitórias para o Papão. Em termos de gols, são 981 para o Remo e 980 do Paysandu. Números que mostram porque, mesmo ausentes da elite do futebol nacional, este é um dos maiores clássicos do Brasil.