Foto: Alice Yamamura via Unsplash
Foto: Alice Yamamura via Unsplash

Samir Xaud assumiu como o 8º presidente da história da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele ocupa o cargo no lugar de Ednaldo Rodrigues, que foi afastado.

Vale destacar que os usuários da Vbet acompanham o futuro da Seleção com Samir Xaud, já que os bastidores impactam diretamente nas cotações de apostas. Jogue com responsabilidade.

Ednaldo foi reeleito na CBF com 100% dos votos das equipes e federações, porém o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro o destituiu, e, após isso, ele desistiu de disputar o cargo.

Com 41 anos e 90 dias de vida, Samir Xaud superou Ricardo Teixeira como o mais jovem no cargo — em 1989, Teixeira assumiu com 41 anos e 195 dias. Desde 1979, a CBF é quem comanda a Seleção Brasileira; antes disso, a responsabilidade era da Confederação Brasileira de Desporto, que teve 14 presidentes.

Quem é Samir Xaud?

Natural de Boa Vista, em Roraima, Samir Xaud é formado em medicina e terá sua primeira experiência em uma liderança administrativa no futebol. Ele é filho de Zeca Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol desde 1975.

Inclusive, Samir assumiria o comando da FRF em 2027, mas isso não será mais possível, já que agora está comprometido com a CBF. Em entrevista ao podcast “Podfalar”, o atual presidente da entidade já revelou seu time do coração: o São Paulo.

Xaud teve apoio de federações, mas não dos clubes

A eleição de Samir Xaud contou com o apoio da maioria das federações — apenas São Paulo e Mato Grosso não votaram nele. Em contrapartida, enfrentou resistência entre os clubes, recebendo apenas 10 votos no total, sendo quatro da Série A.

Ao todo, 20 clubes participaram da eleição, entre eles: Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco e Vitória (Série A); Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova e Volta Redonda (Série B).

Os votos das federações têm peso 3; os da Série A, peso 2; e os da Série B, peso 1. No total, Xaud obteve 103 pontos de 143 possíveis. Entre os clubes da elite, apenas Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco votaram no novo presidente.

A chapa de Samir Xaud na eleição foi intitulada “Futebol para todos – Transparência, Inclusão e Modernização”. Além dele, fazem parte oito vice-presidentes. Confira:

  • Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
  • Fernando José Macieira Sarney (atual interventor da CBF e ex-membro do Conselho da Fifa)
  • Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD)
  • Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF)
  • José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense)
  • Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana)
  • Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense)
  • Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense)