No Reino Unido, venâncio-airense busca novos rumos profissionais

-

Os últimos ajustes já estão sendo feitos para iniciar um novo desafio na vida da venâncio-airense Estela da Rosa Reckziegel, de 32 anos. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ela e o marido, analista de sistemas, Glauco Correa Guimarães, de 35 anos, seguem em rumo de Bristol, na Inglaterra.

Natural de Vila Palanque e formada em Medicina pela UFRGS, Estela se prepara para uma nova oportunidade profissional fora do país. (Foto: Sidnei Schirmer)

A trajetória da médica iniciou em Vila Palanque, onde cursou do pré ao 3º ano na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Frida Reckziegel. Após a conclusão, ficou um período fazendo curso de inglês para poder morar fora do Brasil. No entanto, o sonho não se concretizou e passou a frequentar o cursinho pré-vestibular. No ano de 2011, ela foi aprovada na federal de Porto Alegre.

Nos dois últimos anos da faculdade, Estela teve a oportunidade de realizar um dos estágios da graduação na Holanda. “Foi aí que eu me apaixonei e vi que eu gostaria de morar no país britânico”, comenta. No entanto, relata que não saberia como seria possível fazer a mudança após a graduação.

Preparativos

Em 2021, durante a residência em neurologia, a médica viu em um grupo do Facebook que era permitido fazer a revalidação do diploma no Reino Unido. “Quando eu vi essa oportunidade, fui me informar para ver quais eram as etapas”, acrescenta.

A partir daí, era necessário a realização de três provas: a primeira era de inglês, realizada em 2020; segunda foi um teste de competência em Medicina, que foi feita em maio de 2021. Para esta etapa, Estela ficou 10 dias no Egito de quarentena, para poder ingressar no país de interesse. Já a última avaliação, a prova prática, foi em março deste ano.

Após ser aprovada em todos os requisitos, logo teve a oportunidade de fazer entrevistas e conseguiu uma vaga para atuar na área de Acidente Vascular Cerebral (AVC), no Southmead Hospital.

Agora, Estela e o marido se preparam para embarcar para o país da rainha Elisabeth II, na próxima semana “se der tudo certo com o visto”, brinca.

Sobre a família, a médica pontua que estão um pouco apreensivos e ao mesmo tempo orgulhosos de onde ela chegou. “Eu vou vir nas férias, e meus pais já estão de olho nas passagens para ir me visitar”, comentou aos risos.

Sobre Bristol

População: Mais de 635 mil pessoas

Região: Sudoeste da Inglaterra

Área territorial: 110 km²

Tempo da capital: Cerca de 2h de carro

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido