Junto à 4ª Festa das Orquídeas ocorrem em Mato Leitão, nos dias 8, 9 e 10 de dezembro, a 2ª Exposição Nacional e 14ª Exposição Estadual de Orquídeas Laelia purpurata. De acordo com o presidente do Nova, Sílvio Jaeger, o núcleo tem trabalhado intensamente na divulgação do evento. “Participamos de muitas exposições pelo estado para convidar os orquidófilos para visitarem e exporem no evento em Mato Leitão. Queremos ter um recorde de plantas.”
Ele observa que o Núcleo de Orquidófilos de Venâncio, Mato Leitão e Passo do Sobrado se caracteriza pelas grandes exposições, o que deve se repetir nesta edição. “Serão cerca de 70 premiações das melhores plantas, 28 só de Laelia Purpurata”, informa.
“A Festa das Orquídeas é muito importante para reforçar Mato Leitão como cidade que é referência no assunto. Queremos fazer a maior exposição já realizada, com recorde de plantas, para abrilhantar e tornar ainda mais bonita e perfumada a festa, pois a estrela principal do evento é a orquídea.”
SILVIO JAEGER – Presidente do Nova
Entre as novidades, Jaeger adianta que haverá premiação para orquidófilo mirim, de até 12 anos, como um incentivo aos jovens que se dedicam ao cultivo da flor, e para a melhor Laelia Purpurata em primeira floração. “Queremos estimular plantas novas e cruzamentos”, explica. Também serão destacadas orquídeas de novos associados do Nova, como forma de incentivar orquidófilos iniciantes. Atualmente, são 65 associados ao Núcleo, que tem 31 anos de existência.
Na última Festa das Orquídeas, em 2019, quando foi realizada a primeira exposição nacional em Mato Leitão, foram 160 expositores e mais de mil plantas, de 25 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Horários de visitação das exposições
• Sexta-feira, 8 de dezembro – das 17h às 20h30min
• Sábado, 9 de dezembro – das 8h30min às 20h
• Domingo, 10 de dezembro – das 8h30min às 18h