Muralha medieval cerca todo o vilarejo de Óbidos. Os turistas podem subir até a parte mais alta e percorrer todo o perímetro à pé. (Fotos: Ana Flávia Hantt/Divulgação)
Muralha medieval cerca todo o vilarejo de Óbidos. Os turistas podem subir até a parte mais alta e percorrer todo o perímetro à pé. (Fotos: Ana Flávia Hantt/Divulgação)

Pé na Estrada

Por Ana Flávia Hantt

De todos os passeios feitos em Portugal, para mim, a maior surpresa foi conhecer Óbidos, uma pequena cidade medieval, cuja muralha que a cerca data do século 14. O vilarejo é um encanto! Ele é formado por duas estreitas ruas principais, as quais levam os turistas do portal de entrada até o castelo de origem romana no ponto mais alto da cidade. Esse caminho é repleto de casas em estilo português com flores nas janelas, pequenas lojinhas, igrejas e restaurantes.

Óbidos é formada por duas ruas principais repletas de lojinhas e restaurantes.

Outra atração com grande apelo para os turistas é a degustação do chocolate e da ginja de Óbidos (um licor feito com a fruta de mesmo nome). A forma mais tradicional de consumi-los é prová-los juntos, com a bebida sendo servida em um copinho de chocolate.

A ginja de Óbidos é famosa em todo o país e a forma mais comum de consumi-la é em copos de chocolate.

Distante cerca de 80 quilômetros de Lisboa, a região de Óbidos tem sido habitada desde o período paleolítico, servindo como assentamento para celtas, romanos e mouros. Acredita-se que D. Dinis, rei de Portugal no século 13, ofereceu o vilarejo à esposa Isabel, como um presente de casamento. Para acessar o local é possível alugar um carro, se juntar a um grupo turístico ou utilizar o transporte público.