O Pix está em funcionamento no Brasil desde o mês de novembro de 2020. O meio de pagamento instantâneo e virtual, disponível 24h por dia, 7 dias por semana, logo caiu no gosto da população. Tanto é que o PIX vem batendo recorde atrás de recorde, mês após mês.
Um bom exemplo disso foi o que aconteceu no dia 06 de agosto de 2021. De acordo com o Banco Central, o número de transações realizadas com o Pix em um único dia superou os R$40 milhões, chegando a R$40,4 milhões.
No entanto, o que foi criado para ser um sistema de pagamento rápido e fácil acabou se tornando mais um meio de golpes para os bandidos. Sedentos por dinheiro rápido e a qualquer hora do dia, eles não param de inventar novos meios para arrecadar dinheiro ilegalmente.
Foi por isso que nós listamos a seguir os três principais golpes utilizados hoje em dia e o que você pode fazer para evitá-los. Veja:
1 – Golpe do funcionário de banco
Nesse tipo de golpe o criminoso utiliza da desinformação da vítima para obter vantagens. Geralmente eles se passam por um funcionário do banco em que a vítima possui conta e oferecem suporte para o cadastro da chave PIX.
Após ajudar a pessoa a realizar o cadastro da chave PIX, eles solicitam que a mesma realize uma transferência para verificar se a chave foi instalada corretamente. É aqui que está o golpe. Para realizar uma transferência via PIX, você não precisa ter uma conta PIX. Portanto, muita atenção!
Além disso, as instituições financeiras não solicitam dados pessoais dos clientes que estão ativos, muito menos realizam ligações para testes da chave PIX.
2 – Golpe do WhatsApp
Esse é um dos mais tradicionais e possui algumas variáveis. A principal delas se baseia na tentativa de clonagem do WhatsApp da pessoa. Por isso é muito importante que você tenha ativado a autenticação em duas etapas no App.
Aqui, o criminoso diz ser o representante de alguma empresa ou do Ministério da Saúde e solicita um código recebido via SMS para atualizar algum tipo de cadastro.
No entanto, os bandidos mandam o código de segurança do WhatsApp para que seja possível acessar o aplicativo em outro celular.
Ao conseguirem a clonagem, eles vão até os contatos dos grupos que você está e pedem por transferências via PIX.
3 – Golpe do E-commerce falso
Fique atento ao realizar compras na internet! Segundo os editores do MonederoSmart, um portal especialista em e-commerce, o usuário precisa estar bastante atento na hora de fazer as compras online. “O cliente não deve, de jeito algum, realizar pagamentos fora da plataforma de e-commerce. Caso ele esteja comprando em uma loja online, o início e fim da compra deve ser dentro do site ou App. Desconfie se o local de compra te levar para finalizar a transação em outro ambiente,” explica o site em um de seus artigos.
LEIA MAIS: