
A postura corporal exige mais atenção em nosso dia a dia. Saber o que prejudica a coluna nos faz descobrir novos hábitos que farão a diferença. Afinal, existem situações cotidianas que fazem mal para a saúde e você nem sabe. Quando se dá conta, as dores na região lombar já são frequentes.
Por isso, precisamos falar qual é a importância da postura corporal, certo?
A saída é detectar o que fazemos de errado para corrigir o quanto antes. E às vezes a tarefa é mais simples do que se imagina. Como por exemplo, quem usa um simulador de caminhada prejudica a coluna.
As práticas físicas requerem cuidados especiais para evitar danos futuros. E isso não é besteira, viu? As dores tendem a dar seus indícios a curto e longo prazo a partir de erros de postura. Modificar o que não faz bem para a saúde é indispensável para melhorar a qualidade de vida.
Pensando nisso, preparamos este texto super necessário sobre manias que precisam ser revistas. Se vai começar a leitura, note sua postura desde então! Veja mais sobre Postura corporal: O que prejudica a coluna?
1. Sentar com as pernas cruzadas
Os hábitos cotidianos acabam passando despercebidos por nós, pois executamos as coisas no automático. Você sabia que sentar com as pernas cruzadas prejudica a coluna? Os tipos de postura correspondem à maneira como você se “acomoda” em um ambiente ou assento.
Por isso, o modo incorreto de manter a postura corporal no sofá, na rede ou diante do computador, terá consequências.
Sempre que possível, mantenha a coluna ereta, evitando que os ombros fiquem muito inclinados para frente. Se você se sente desconfortável com a maneira que está sentado, desejando cruzar as pernas, ok. Mas evite fazer isso o tempo todo.
2. Carregar bolsas pesadas
Carregar bolsas pesadas em um trajeto longo tende a influenciar negativamente a postura corporal. Devido ao peso do objeto, a cervical mantém-se tensionada de maneira torta, formando uma curvatura indesejada no alto das costas, o que faz mal à coluna obviamente.
Além disso, este hábito provoca distúrbios no quadril, dores fortes na lombar e favorece o surgimento de hérnias. O ideal é identificar quando a bolsa está pesada demais para levar nas costas. Especialistas aconselham a carregar apenas 10% equivalente ao peso do próprio corpo.
Com isso, quem possui 70 kg deve transportar somente sete quilogramas na mochila. Entendeu?
Caso as dores sejam muito fortes, consulte um ortopedista e fale sobre fazer fisioterapia.
3. Usar sapatos inadequados
A postura corporal de uma pessoa pode ser danificada ao usar sapatos inadequados. Usar sapatos altos com frequência, ou mesmo um tênis falso, prejudica a coluna. De fato, os sapatos com salto alto entregam mais elegância ao look feminino. Assim como as réplicas e os tênis mais baratos geralmente são mais acessíveis.
Os sapatos inadequados interferem na postura corporal correta. Ocasionando dores na coluna, na sola dos pés e nos calcanhares. Então, tenha muito cuidado na hora de comprar seus calçados.
4. Manter a má postura diante do celular
Infelizmente, mesmo sabendo sobre os males, muitas pessoas ignoram este aviso. Adultos, crianças e adolescentes mantêm a má postura corporal diante do celular. Vale destacar que quanto mais jovem a pessoa for, mais rápido será o tratamento. Já que o desenvolvimento ósseo se dá ao longo dos anos, desde a infância até a juventude.
Caso a pessoa tenha idade mais avançada, tudo bem! Ainda há tempo de melhorar mesmo os hábitos mais comuns. Basta erguer mais a cabeça, conservar a coluna ereta e ter disciplina com as posturas fixas.
5. Fazer exercícios de forma incorreta
Na maioria das vezes, fazer exercícios de forma incorreta ocasiona problemas físicos. Por este motivo, compreender o que é postura corporal é importante para identificar o jeito de se exercitar.
Principalmente porque a manutenção dos erros posturais no levantamento de peso, na caminhada e ao andar de bicicleta prejudica a coluna.
O ideal é ter a ajuda de um profissional da área, com o intuito de conhecer as posturas corporais durante a atividade física. Senão, as lesões tornam-se cada vez mais frequentes, desde um leve incômodo na lombar até as torções mais graves. Cuide-se!
Se está com dúvidas sobre sua postura corporal, comece a observar o jeito executa as atividades diariamente. Mude aquilo que prejudica sua coluna e faça o melhor por você!