No dia 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra AIDS.
A data foi estipulada pela Secretaria da Saúde, Secretaria de Estado da Cultura e a ONG Aids Healthcare Foundation (AHF). A campanha anual, iniciada em 2008, tem o objetivo de estimular a população sexualmente ativa a realizar o teste anti-HIV, em especial os grupos mais atingidos pela AIDS (homossexuais, profissionais do sexo e usuários de drogas).
No dia de hoje, testes rápidos de HIV e distribuição de camisinhas e gel lubrificante no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista, estão sendo relizados das 9h às 20h.
Um vídeo, produzido pela Organização Não-Governamental ‘Grupo de Incentivo à Vida’ (GIV), tem circulado pela internet e causado impacto nas pessoas. Isso porque a ONG luta contra a discriminação de quem é HIV positivo e expressa isso através do cartaz em questão no vídeo. A produção tem o objetivo de causar reflexão na sociedade atual.
Sou exatamente como qualquer outro cartaz, com um detalhe: eu sou HIV positivo. é isso mesmo que você leu. Sou portador do vírus. Nesse momento você pode estar dando um passo pra trás e se perguntando se eu ofereço perigo.
//
HIV e preconceito
Posted by Malu Fontes on Quarta, 29 de abril de 2015
Conforme o médico Artur Kalichman explica na gravação, o vírus não resiste ao entrar em contato com ar. O medo de chegar perto do cartaz seria o mesmo medo que algumas pessoas têm de soropositivos.