Foto: Divulgação / Tudo & TodasTonalidades acobreadas em um mesmo ambiente
Tonalidades acobreadas em um mesmo ambiente

Para dar mais estilo e personalidade às paredes, as tintas estão cada vez mais sofisticadas, com tendências em cores que mudam a cada ano. Em 2015, as tonalidades quentes e fortes estão em alta, proporcionando ambientes mais chamativos e visualmente produzidos.

Segundo a profissional Luciane Wagner, as maiores tendências em tintas para o ano de 2015 são as de tons mais acobreados, como a sombra de cedro, que foi considerada a ‘cor do ano’. Além disso, a transição dos mais diversos tons de laranja até a mais suave matiz da cor de pele se transforma em um grupo de cores mais reconfortantes e aconchegantes.

Conforme explica a profissional, as tendências são resultados de constantes pesquisas mundiais sobre o desenvolvimento das cores. “Proporciona o melhor estilo internacional para moda”, revela.

é a arquitetura e o design traduzidos em coleção de cores.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAmbiente trabalhado nas tonalidades
Ambiente trabalhado nas tonalidades

De acordo com Luciane, as cores e os tipos de tintas ideais variam de acordo com o ambiente em que são aplicadas. Por exemplo, em um ambiente interno, são indicadas tintas de cores mais claras, pois propiciam luminosidade e amplitude, com acabamento acetinado e adequado para paredes que tenham massa corrida.

“Para ambientes externos, no entanto, cores em tons neutros são as mais indicadas”, relata. “De preferência, tintas com acabamento fosco, podendo ser utilizado acrílico total”.

Para que a parede pintada não desbote e permaneça sempre limpa e em bom estado, é importante manter alguns cuidados frequentes. Conforme Luciane, a limpeza deve ser feita com água e detergente neutro. “Quando existe mofo, deve ser feita a diluição de cinco partes de água para uma de alvejante”, ressalta a profissional.

Além disso, não é indicado o uso de esponja abrasiva para tintas com acabamento acetinado, semibrilho ou alto brilho. “Jamais utilize produtos a base de cloro sem diluir na proporção correta e nem em paredes pintadas com tons intensos”, frisa. Segundo ela, há risco de manchar.

Quando pintada externamente com cores fortes, o desbotamento nas paredes que pegam mais sol fica visível com o tempo, por isso, é importante repintá-las. “Já as casas pintadas com tons neutros e claros têm sua durabilidade de cor totalmente superior”, relata Luciane.

Vale lembrar que a repintura deve ser feita em, no máximo, dez anos, pois é o tempo de proteção que a tinta da linha premium dá ao reboco.