É perfeitamente possível se destacar nesse mercado multi bilionário. Para isso, é necessário muito esforço, estudo e dedicação (Foto: Freestocks)
É perfeitamente possível se destacar nesse mercado multi bilionário. Para isso, é necessário muito esforço, estudo e dedicação (Foto: Freestocks)

Você gosta de se vestir bem? Tem o costume de procurar e entender as tendências do momento? Prova vários looks e bate fotos pelo ângulos mais diversos? Suas amigas pedem dicas de moda antes de sair de casa?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, saiba que provavelmente você possui vocação para o mundo da moda. Que tal seguir carreira?

Quem trabalha com moda, trabalha muitas vezes, mais pelo amor ao que faz, do que pelo dinheiro que pode receber. No entanto, é perfeitamente possível se destacar nesse mercado multi bilionário. Para isso, é necessário muito esforço, estudo e dedicação.

Ficou interessado? Então veja a partir de agora três maneiras de seguir carreira no mundo da moda.

Design de moda e estilismo

Começamos falando de uma das profissões mais cobiçadas do setor. Os designers e estilistas são os profissionais responsáveis por criarem as coleções, que são apresentadas nas passarelas ao redor do mundo.

O mercado é amplo. Por isso, é importante se especializar na área. Hoje em dia existem cursos superiores para uma formação de bacharelado, além de tecnólogos.

Já os cursos online sobre design de moda podem servir como especialização. Eles geralmente possuem profissionais gabaritados, com horas de aula teórica e prática, com direito a certificação.

Fotografia

O fotógrafo de moda precisa ter, além dos conhecimentos básicos em fotografia, um olhar especial para o mundo fashion. Tudo isso porque, uma imagem bem fotografada e produzida é o que vai ressaltar as qualidades da marca.

Se você é novo na área, é importante que você produza um portfólio antes de sair pedindo oportunidades.

Outra dica é a de acompanhar o trabalho de fotógrafos que são referência na área, como Annie Leibovitz e Steven Klein, por exemplo.

Loja ou marca própria

Que tal trabalhar com moda e ao mesmo tempo empreender? É aqui que provavelmente você terá mais chances de ser bem sucedido financeiramente. O mundo da moda movimenta bilhões de dólares todos os anos. Então, por que não ter uma loja para vender produtos que você tanto gosta?

Nesse sentido, um e-commerce também pode ser uma boa ideia. Esse setor cresceu mais de 50% desde o ano passado e a tendência é a de que cresça cada vez mais. As expectativas de crescimento para o ano que vem no Brasil são de pelo menos 36%.

Globalmente, os números indicam que o setor vai atingir a marca de um trilhão de dólares de faturamento em 2025.

E aí, você está esperando o que para entrar nesse ramo que tanto gosta? Boa sorte!