Tem gente nova chegando
Ter um bebê em casa é maravilhoso. Mas só se você se permitir, pois a chegada do novo integrante à família também pode vir trazendo o caos. Fique à vontade para discordar ou concordar, mas escolhi cinco ensinamentos que tive com meus meninos e gostaria de compartilhar.
1. Desencana. Não existe perfeiçãoAlgumas pessoas vão dizer para você colocar mais roupa na criança, outras, vão mandar você não abafar o bebê. Siga seu coração, talvez ele queira apenas seu calor e um gostoso colinho. Eleja alguém para confiar, de preferência, um pediatra. Obviamente, pode ouvir a voz da experiência, mas tenha um porto seguro, um profissional para lhe atender no momento da dúvida ou do aperto.
2. Pare de reclamar de sono. Você nunca mais vai dormir como antesCertamente, alguém lhe avisou sobre as rotinas de sono do recém-nascido. Via de regra, ele vai acordar várias vezes na madrugada, e vai chorar e querer atenção quando você estiver mais cansada. à medida que seu filho for crescendo, vai melhorando a qualidade de sono da família, mas não se engane, mesmo aos dezoito anos você ainda passará noites em claro esperando seu bebê voltar para casa.
3. AmamenteAmamentar é a perfeita junção da emoção com a razão, estreita o vínculo e, de quebra, protege suas finanças. Seu filho resolve bem a fase oral, você emagrece mais facilmente e ainda economiza nessa época da vida em que os gastos se multiplicam.
4. Não crie problemasTodas as crianças passam por fases de desenvolvimento que podem gerar preocupação. Devemos deixar que algumas questões se resolvam naturalmente. Quando seu bebê estiver maduro, vai largar o bico, vai deixar de usar fraldas, vai dormir sozinho. Quanto mais ansiedade e preocupação, mais difícil o amadurecimento. Prepare o ambiente, não imponha datas.
5. Quem anda de vassoura, é bruxaPare de limpar qualquer sujeirinha que a criança deixa no chão. Estimule a criatividade, ofereça massinha de modelar, tinta têmpera, giz e até argila. Brinquedos prontos e jogos de videogame são mais limpinhos, mas não fazem o mesmo bem para a imaginação.
Digamos que aqui estão cinco das cinco mil coisas que tenho aprendido quase que diariamente com meus filhos. Que todas as famílias possam curtir a chegada de seus novos integrantes com mais amor e menos preocupações. Felicidades, da nossa, para a sua família.
>> Coluna publicada no caderno ‘Filhos’, da Folha do Mate, veiculado no dia 30 de maio de 2014.