Assim como as pessoas, que devem mudar os hábitos no verão, os pets também merecem uma atenção redobrada na época das altas temperaturas. A temporadada mais quente do ano pode trazer sintomas indesejáveis aos bichinhos, principalmente aqueles que já apresentam algumas características peculiares. “Precisamos estar atentos aos mais fofinhos ( fora do peso) e aos que possuem dificuldades respiratórias sejam pela genética, que é o caso dos cães das raças Pug, Buldogues, Pequines e Shih tzus; ou aqueles ja de idade avançadas, o nosso cãonzinho idoso”, afirma a veterinária Ana Campos.
Segundo a médica veterinária, os cães sentem mais calor que o ser humano, portanto é importante manter alguns cuidados para garantir mais conforto e saúde ao seu ‘bichinho’. Pensando nisso, Ana cita ‘5 dicas essenciais para cuidar do seu pet no verão’
Foto: Divulgação / Tudo & Todas

Lista de cuidados:
1) Primeiramente comidas leves e muita àgua fresca, se possível acrescentar gelo quando necessário . Pode se fornecer mais bebedouros espalhados pela casa, sempre trocando a àgua. Atenção aos gatos que gostam de àgua corrente.
2)Cuidar com passeios, mesmo que curtos, escolher horários em que o o sol ainda não esta forte, cuidar mesmo que em escadas internas como apartamentos…pegue seu cão no colo!
3)Cuidar com o calor do chão ( asfalto, calçadas) as patinhas podem sofrer, causando queimaduras.
4) Neste período mais quente gostamos de passear mais com nossos bichinhos , até porque temos mais tempo com o nosso horário de verão, mas precisamos garantir a proteção contra pulgas e carrapatos que são causadores de algumas doenças.
5) Na hora de ir para praia vamos conferir as vacinas e evitar doenças.
6) Mesmo que por pouco tempo , evite deixar os animais presos dentro de carros ou locais fechados.
7) Cuidar com cães que bebem àgua da piscina, não é ideal pode causar vômitos e problemas no estomago.
8) Aos cães que vivem soltos em pátios cuidar com a disponibilidade de sombras ou qualquer refugio do sol!