Nos últimos meses, quem estava acostumada a cumprir uma agenda lotada de compromissos e ficar a maior parte do tempo fora de casa, teve que mudar o comportamento. Desde o início da pandemia, as famílias estão ainda mais ligadas ao ambiente em que vivem, situação que despertou o interesse em investir em outros bens de consumo. O conforto e a praticidade viraram prioridades, com objetivo de deixar o local de convivência mais agradável.
De acordo com a arquiteta Solange Beatriz Wendt, a renovação do espaço pode trazer mais aconchego e ser uma alternativa de ocupação. “As pessoas estão sem paciência diante da situação e têm buscado opções que servem de alento. Neste caso, renovar o jardim e manter o contato com a natureza pode ser uma saída, para desopilar e superar o momento de crise”, destaca.
Mudar a decoração dos ambientes, ampliar espaços da casa e plantar flores no jardim têm sido comportamentos comuns entre as pessoas. Contudo, para inovar o ambiente não é necessário grandes investimentos financeiros, basta usar a criatividade e um toque de personalidade.
A arquiteta Solange traz algumas dicas práticas de decoração para transformar os ambientes, sem precisar investir muito dinheiro.
Decorações de ambientes
- Invista nas plantas externas, mesclando com o paisagismo.
- Amplie a casa e crie espaços de lazer para a família (não precisa fazer tudo de uma única vez, pode ser por partes). Esta é uma opção para trazer mais aconchego em momentos de crise. Pergolados e quiosques são alternativas para enfeitar o quintal e proporcionar um espaço agradável para manter o contato com a natureza.
- Mude a pintura das paredes de casa. Desta forma, você estará inovando os espaços, sem gastar muito, já que este trabalho pode ser realizado em família.
- Invista em novos objetos de decoração, compre um conjunto de louças para o jantar ou, simplesmente, troque as capas das almofadas da sala de estar. Um toque de cor pode fazer a diferença na decoração e no humor de quem convive nos ambientes.
- Elabore um quadro em tela e descubra novas habilidades para trazer um toque de personalidade à decoração.
Mudanças de consumo
O momento atípico, em decorrência da pandemia, também impactou o mercado de produtos de consumo, provocando uma mudança de hábitos.
Uma pesquisa da Nielsen, publicada no site do Sebrae, revela que os consumidores estão mais cautelosos para fazer compras. Desde março, houve um crescente interesse por produtos ligados à manutenção geral de saúde, aumento das compras on-line e viagens restritas.
Nem por isso as pessoas deixaram de consumir. Pelo contrário, elas estão investindo em serviços e objetos que atendam às necessidades daquele momento.