
Após 55 anos, finalmente, o Congresso Nacional em Brasília irá construir um banheiro feminino. Construído em 1960, até ontem, literalmente, o estabelecimento tinha apenas banheiros masculinos. Isso mostra como as mulheres são minorias nesse ambiente.
Hoje, 12 mulheres integram o Plenário. Essas 12 senadoras, até o ano passado, precisavam sair do Congresso para usar o banheiro do restaurante ao lado, pois o banheiro do Senado era uma exclusividade dos homens.
Em entrevista ao portal G1, a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB-AM, afirmou que a iniciativa da reforma só veio após muita reivindicação por parte da bancada feminina. “Não é um banheiro que vai mudar toda a situação, mas o fato de não ter um banheiro no Plenário é um indicativo de que a Casa não foi preparada para as mulheres(…) Estamos mudando a estrutura física”, revelou.
A reforma, que vai dividir o banheiro masculino em duas partes, uma exclusiva para mulheres, fica pronta até o incício de fevereiro, quando os senadores retomam as suas atividades.
Bizarro, bizarro e bizarro. é apenas isso que podemos comentar. Imagina, 55 anos e até hoje nada de um banheiro feminino. Mas, como sempre, ainda vale aquele ditado: antes tarde do que nunca!