Na hora de fazer a faxina, todo mundo sempre limpa aquilo que fica aparente em casa, como fogão, pia, chão, estantes e objetos de decoração. Contudo, alguns ‘queridinhos’ também precisam de atenção, mesmo que não fiquem em evidência no ambiente familiar ou que pareçam não ter tanta importância assim.
Confira uma lista com sete itens que precisam ser limpos, mas que você geralmente acaba deixando pra lá:
Parte de cima dos eletrodomésticos:
Não basta limpar e deixar brilhando os lados e a frente de galadeiras, microondas, forninhos e armários. é essencial higienizar a parte de cima também; não é possível ver, mas a sujeira está ali também, principalmente o pó.
Esponja de lavar louça:
Um dos itens mais sujos da sua casa (sim!!!), a esponja absorve mais e mais bactérias a cada nova lavagem. Para limpá-la, pelo menos uma vez por semana, basta mergulhá-la na água e aquecer no microondas em seguida.
Gavetas de geladeira:
Não basta limpar o refrigerador e deixá-lo novinho em folha. é preciso higienizar todas as partes da geladeira, e as gavetas, geralmente na parte de baixo, precisam ser limpas com frequência. Umedeça um pano com água e sabão e passe-o por toda a extensão das mesmas; dessa forma, os respingos dos alimentos serão eliminados.
Pequenos eletrônicos:
Assim como os celulares e os fones de ouvido, os controles remotos (da TV, DVD, videogame, etc) também precisam ser limpos. Devido ao uso frequente por diversas pessoas, eles acumularam germes e bactérias. Passe um paninho umedecido em todo o controle e pronto: fica com cara de novo!
Sacolas retornáveis:
Não são diferentes de outros tecidos! Assim como panos e roupas, elas também absorvem a sujeira do ambiente e acumulam bactérias e microorganismos. Vire-as do avesso e lave-as com água e sabão; isso as deixará limpas e prontas para o uso novamente.
Vassouras:
Sim, é preciso limpar os itens de limpeza também! Justamente por estarem sempre em contato com a sujeira, as vassouras e rodos estão constantemente ‘contaminadas’. Para limpá-las, mergulhe em água morna ou, melhor, use o aspirador de pó!
Ventilador de teto:
Não pense que, porque está mais no alto, não tem sujeira! Tem sim! A poeira, principalmente, acaba se acumulando nas pás do ventilador e se espalhando pelo ambiente cada vez que ele é ligado. Para que isso não aconteça, com alguma frequência use uma vassoura para limpar o pó e extinguir toda a sujeira.






