Ontem à noite, fãs de Game of Thrones pararam para assistir ao último episódio da quinta temporada da série. E quem acompanha a trama baseada nos livros de George R. R. Martin, sabe o quanto a ala feminina é vulnerável. Em um contexto de sociedade machista, em que sai ganhando quem tem mais força física, as mulheres tendem a ficar em desvantagem.

Mas mesmo que a série explore questões que embrulhem o nosso estômago em diversos momentos, como os casamentos arranjados, estupros e assassinatos, se prestarmos atenção, temos muitas personagens femininas incríveis.

Muitas, infelizmente, já tiveram um desfecho trágico, mas para aquelas que continuam firmes na história, torcemos por um final feliz.

Veja o top 7 das nossas favoritas:

1) Arya Stark

Com aproximadamente 12 anos na história, a menina é tão pequena, quanto esperta e perspicaz. Testemunhou o assassinato conspiratório do pai, perdeu a mãe e vários dos irmãos. Sofreu diversas ameaças de morte e estupro. Procurada nos sete reinos, deu um jeito de sobreviver e lutar por justiça. O fim da quinta temporada não deixa claro qual é o seu desfecho, mas desejamos que seja um muito feliz.

2) Talisa Maegyr

A jovem enfermeira durou poucas temporadas e teve um fim trágico. Esposa de Rob Stark, foi assassinada, junto ao marido e a sogra, em um dos episódios mais sangrentos da trama. Apesar disso, foi uma personagem corajosa, que aceitou entrar em uma guerra para ajudar feridos, independente da bandeira que eles ostentavam.

3) Ygritte

Do núcleo dos Selvagens, a destemida jovem conquistou o coração de outro dos personagens mais queridos da série, Jon Snow. é dela uma das frases mais marcantes da trama: ‘Você não sabe nada, Jon Snow’. Infelizmente, Ygritte perdeu a vida na quarta temporada, mas deixou um legado de valentia para aqueles que conviviam com ela. 

4) Catelyn Stark

Matriarca de uma das famílias mais queridas da série, Catelyn é muito ligada aos filhos e ao marido. Firme e decidida, acompanha a família para a guerra, onde acaba por perder a vida.

5) Shireen Baratheon

é uma menina doce e inocente, que encontra nos livros o seu melhor amigo. Uma doença chamada Escamagris deixou um lado de seu rosto com aspecto de pedra. Na quinta temporada, Shireen protagoniza umas das cenas mais chocantes e revoltantes da série, gerando uma grande repercussão entre os fãs.

6) Brienne de Tarth

Ela é uma das mulheres mais incríveis da trama. Muito alta e um pouco desajeitada para os padrões de beleza femininos, vive sua vida como uma leal Cavaleira. Excelente guerreira, cumpre o que promete e não tem medo de lutar por aqueles com quem se compromete.

7) Daenerys Targaryen

é claro que a deixamos para o grand finale. A Mãe dos Dragões é, sem dúvida, um símbolo feminista. Herdeira de uma dinastia centenária, os Targaryen, Daenerys sofreu abusos na infância, e foi vendida a uma tribo de selvagens pelo próprio irmão.

Surpreendentemente, o novo marido, o ferroz Khal Drogo, era muito próximo de algo gentil e respeitador com a esposa. O defeito dele foi morrer cedo demais, e deixar Daenerys novamente à mercê de uma sociedade opressora.

Em um dos acontecimentos mais amados da série, a jovem conquista seu posto de Mãe dos Dagrões, faz seu próprio caminho, cria seus próprios ideais de justiça e liberdade, e se torna poderosa. Até o fim da quinta temporada, a personagem lutava para conquistar definitivamente o seu posto de rainha.

***

Se fizéssemos um paralelo com o mundo em que vivemos hoje, veríamos que há muitos temas atuais nas entrelinhas de Game of Thrones. Violência física e psicológica com mulheres de todas as idades, e abuso de poder masculino, são os principais deles.

é claro que estamos falando de ficção, mas essa lista nos faz pensar em quantas mulheres, ao longo da história, precisaram lutar pela sobrevivência. Se hoje, que vivemos em um mundo razoavelmente civilizado, as mulheres ainda são vulneráveis, imaginem em um período muito próximo à Idade Média, como o que se passa em Game of Thrones.

Que possamos, aos poucos, presenciar mais finais felizes femininos.

Estamos trabalhando para isso!