
Um dos momentos mais esperados para quem inicia em aulas de ballet é a transição para a sapatilha de ponta. Nesta semana, um grupo de meninas da escola Pontinha dos Pés vivenciou essa experiência.
Elas iniciam essa nova etapa após cerca de três anos de aulas utilizando sapatilhas de meia ponta.
A professora Melina Elwanger explica que a primeira sapatilha de ponta é, de fato, a realização de um sonho quando se é bailarina. é a recompensa por horas de aula com dedicação e esforço.
Para usar a sapatilha de ponta não basta querer, é preciso merecer.

Com a experiência das pequenas alunas, Melina destaca que pode reviver o momento em que colocou sua primeira sapatilha de ponta.
As sensações são diversas, é uma mistura de euforia, felicidade, dá uma vontade de chorar, acontece muita coisa naqueles primeiros momentos em que sentimos um sonho sendo realizado.
A profissional lembra, no entanto, que as bailarinas estão apenas no início desse processo, e que ainda há muito trabalho, esforço e dedicação para que elas conquistem o sonho por inteiro.

A professora Melina Elwanger lembra ainda que para uma bailarina trocar de sapatilha, não basta ter uma idade, altura ou tempo de aulas. “A bailarina tem que demonstrar passos fortes, segurança, força muscular, e força de vontade também”, destaca
Por isso, o quinteto que estreou nesta semana será acompanhado de perto, pois o uso da ponta requer atenção: o uso incorreto pode causar problemas, por isso, os cuidados com alguma mudança ou dores precisam ser observados, e se houver necessidade, um médico especialista deve ser consultado.
No vídeo, é possível acompanhar os primeiros passos dessas jovens bailarinas:
[VIDEO_672]
Lembrando que a prática de uma atividade física e cultural, como a dança, é muito importante para o desenvolvimento motor e intelectual das crianças, incorporando hábitos saudáveis à vida delas desde cedo. Boa sorte a todas as bailarinas!